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Transtorno Específico do Desenvolimento ( F80-89 )

Transtornos do Desenvolvimento Psicológico(F80-F89)
F80 Transtornos específicos do desenvolvimento da fala e da linguagem
Contem:
F80.0 Transtorno específico da articulação da fala
F80.1 Transtorno expressivo de linguagem
F80.2 Transtorno receptivo da linguagem
F80.3 Afasia adquirida com epilepsia [síndrome de Landau-Kleffner]
F80.8 Outros transtornos de desenvolvimento da fala ou da linguagem. -Balbucio.
F80.9 Transtorno não especificado do desenvolvimento da fala ou da linguagem Transtorno de linguagem SOE.
F81 Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares
Contem:
F81.0 Transtorno específico de leitura
F81.1 Transtorno específico da soletração
F81.2 Transtorno específico da habilidade em aritmética
F81.3 Transtorno misto de habilidades escolares
F81.8 Outros transtornos do desenvolvimento das habilidades escolares
F81.9 Transtorno não especificado do desenvolvimento das habilidades escolares
F82 Transtorno específico do desenvolvimento motor
F83 Transtornos específicos misto do desenvolvimento
F84 Transtornos Globais do Desenvolvimento
Contem:
F84.0 Autismo Infantil F84.0 Autismo Infantil
F84.1 Autismo Atípico
F84.2 Síndrome de Rett
F84.3 Outros Transtornos Desintegrativo da Infância
F84.4 Transtornos com hipercinesia Associada a Retardo Mental e a Movimentos Estereotipados.
F84.5 Síndrome de Asperger
F84.8 Outros transtornos globais do desenvolvimento.
F84.9 Transtornos globais não especificados do desenvolvimento.
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Transtornos do Desenvolvimento Psicológico(F80-F89) Os transtornos classificados em F80-F89 têm em comum: a) início situado obrigatoriamente na primeira ou segunda infância; b) comprometimento ou retardo do desenvolvimento de funções estreitamente ligadas à maturação biológica do sistema nervoso central; e c) evolução contínua sem remissões nem recaídas. Na maioria dos casos, as funções atingidas compreendem a linguagem, as habilidades espaço-visuais e a coordenação motora. Habitualmente o retardo ou a deficiência já estava presente mesmo antes de poder ser posta em evidência com certeza, diminuirá progressivamente com a idade; déficits mais leves podem,
F80 Transtornos específicos do desenvolvimento da fala e da linguagem Transtornos nos quais as modalidades normais de aquisição da linguagem estão comprometidos desde os primeiros estádios do desenvolvimento. Não são diretamente atribuíveis a anomalias neurológicas, anomalias anatómicas do aparelho fonador, comprometimentos sensoriais, retardo mental ou a fatores ambientais. Os transtornos específicos do desenvolvimento da fala e da linguagem se acompanham com frequência de problemas associados, tais como dificuldades da leitura e da soletração, perturbação das relações interpessoais, transtornos emocionais e transtornos comportamentais.
F80.0 Transtorno específico da articulação da fala Transtorno específico do desenvolvimento na qual a utilização dos fonemas pela criança é inferior ao nível correspondente à sua idade mental, mas no qual o nível de aptidão linguística é normal.
Dislalia
Lalação
Transtorno (do):
· desenvolvimento (da):
· articulação (da fala)
· fonológico
· funcional de articulação

Exclui:
-comprometimento da articulação (da fala) (associada) (devida a) (um) (uma):
· afasia SOE (R47.0)
· apraxia (R48.2)
· perda de audição (H90-H91)
· retardo mental (F70-F79)
· transtorno do desenvolvimento da linguagem:
· expressivo (F80.1)
· receptivo (F80.2)
F80.1 Transtorno expressivo de linguagem Transtorno específico do desenvolvimento no qual as capacidades da criança de utilizar a linguagem oral são nitidamente inferiores ao nível correspondente à sua idade mental, mas no qual a compreensão da linguagem se situa nos limites normais. O transtorno pode se acompanhar de uma perturbação da articulação.
Disfasia ou afasia de desenvolvimento do tipo expressiva
Exclui:
afasia adquirida com epilepsia [Landau-Kleffner] (F80.3
disfasia ou afasia (de):
-SOE (R47.0)
-desenvolvimento do tipo receptivo (F80.2)
-mutismo eletivo (F94.0)
-retardo mental (F70-F79)
-transtorno global do desenvolvimento (F84.-)

F80.2 Transtorno receptivo da linguagem Transtorno específico do desenvolvimento no qual a capacidade de compreensão da linguagem pela criança está abaixo do nível correspondente à sua idade mental. Em quase todos os casos, a linguagem expressiva estará também marcadamente prejudicada e são comuns anormalidades na articulação.

-Agnosia auditiva congênita
-Surdez verbal

Transtorno de desenvolvimento (do tipo):
-afasia de Wernicke
-afasia ou disfasia de compreensão (receptiva)
Exclui:
afasia adquirida com epilepsia [Landau-Kleffner] (F80.3)
autismo (F84.0-F84.1)
disfasia e afasia SOE (R47.0)
mutismo eletivo (F94.0)

retardo (de):
-aquisição de linguagem devido à surdez (H90-H91)
-mental (F70-F79)

F80.3 Afasia adquirida com epilepsia [síndrome de Landau-Kleffner] Transtorno no qual a criança, tendo feito anteriormente progresso normal no desenvolvimento da linguagem, perde tanto a habilidade de linguagem receptiva quanto expressiva, mas mantém uma inteligência normal; a ocorrência do transtorno é acompanhada de anormalidades paroxísticas no EEG, e na maioria dos casos há também convulsões epilépticas. Usualmente o início se dá entre os três e os sete anos, sendo que as habilidades são perdidas no espaço de dias ou de semanas. A associação temporal entre o início das convulsões e a perda de linguagem é variável com uma precedendo a outra (ou inversamente) por alguns meses a dois anos. Tem sido sugerido como possível causa deste transtorno um processo inflamatório encefalítico. Cerca de dois terços dos pacientes permanecem com um déficit mais ou menos grave da linguagem receptiva.

Exclui:
-afasia (devida a):
-SOE (R47.0)
-autismo (F84.0-F84.1)
- transtornos desintegrativos da infância (F84.2-F84.3)

F80.8 Outros transtornos de desenvolvimento da fala ou da linguagem. -Balbucio.
F80.9 Transtorno não especificado do desenvolvimento da fala ou da linguagem Transtorno de linguagem SOE.

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F81 Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares Transtornos nos quais as modalidades habituais de aprendizado estão alteradas desde as primeiras etapas do desenvolvimento. O comprometimento não é somente a consequência da falta de oportunidade de aprendizagem ou de um retardo mental, e ele não é devido a um traumatismo ou doença cerebrais.

F81.0 Transtorno específico de leitura A característica essencial é um comprometimento específico e significativo do desenvolvimento das habilidades da leitura, não atribuível exclusivamente à idade mental, a transtornos de acuidade visual ou escolarização inadequada. A capacidade de compreensão da leitura, o reconhecimento das palavras, a leitura oral, e o desempenho de tarefas que necessitam da leitura podem estar todas comprometidas. O transtorno específico da leitura se acompanha frequentemente de dificuldades de soletração, persistindo comumente na adolescência, mesmo quando a criança haja feito alguns progressos na leitura. As crianças que apresentam um transtorno específico da leitura tem frequentemente antecedentes de transtornos da fala ou de linguagem. O transtorno se acompanha comumente de transtorno emocional e de transtorno do comportamento durante a escolarização.

Dislexia de desenvolvimento
Leitura especular
Retardo específico da leitura

Exclui:
- alexia SOE (R48.0)
- dificuldades de leitura secundárias a transtornos emocionais (F93.-)
- dislexia SOE (R48.0)

F81.1 Transtorno específico da soletração A característica essencial é uma alteração específica e significativa do desenvolvimento da habilidade para soletrar, na ausência de antecedentes de um transtorno específico de leitura, e não atribuível à baixa idade mental, transtornos de acuidade visual ou escolarização inadequada. A capacidade de soletrar oralmente e a capacidade de escrever corretamente as palavras estão ambas afetadas.
Retardo específico da soletração (sem transtorno da leitura)

Exclui:
agrafia SOE (R48.8)
dificuldades de soletração:
· associadas a transtorno da leitura (F81.0)
· devidas a ensino inadequado (Z55.8)

F81.2 Transtorno específico da habilidade em aritmética Transtorno que implica uma alteração específica da habilidade em aritmética, não atribuível exclusivamente a um retardo mental global ou à escolarização inadequada. O déficit concerne ao domínio de habilidades computacionais básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão mais do que as habilidades matemáticas abstratas envolvidas na álgebra, trigonometria, geometria ou cálculo.

Acalculia de desenvolvimento
Discalculia
Síndrome de Gerstmann de desenvolvimento
Transtorno de desenvolvimento do tipo acalculia

Exclui:
acalculia SOE (R48.8)
  dificuldades aritméticas:
-associadas a um transtorno da leitura ou da soletração (F81.3)
-devidas a ensino inadequado (Z55.8)

F81.3 Transtorno misto de habilidades escolares Categoria residual mal definida de transtornos nos quais existe tanto uma alteração significativa do cálculo quanto da leitura ou da ortografia, não atribuíveis exclusivamente a retardo mental global ou à escolarização inadequada. Deve ser utilizada para transtornos que satisfazem aos critérios tanto de F81.2 quanto aos de F81.0 ou F81.1.

Exclui:
transtorno específico (de) (das):
· leitura (F81.0)
· habilidades aritméticas (F81.2)
. soletração (F81.1)

F81.8 Outros transtornos do desenvolvimento das habilidades escolares -Transtorno de desenvolvimento da expressão escrita.
F81.9 Transtorno não especificado do desenvolvimento das habilidades escolares

Incapacidade (de):
-aprendizagem SOE
-aquisição de conhecimentos SOE
-transtorno de aprendizagem SOE

Transtorno Específico do Desenvolvimento Motor.

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F82 Transtorno específico do desenvolvimento motor A característica essencial é um comprometimento grave do desenvolvimento da coordenação motora, não atribuível exclusivamente a um retardo mental global ou a uma afecção neurológica específica, congênita ou adquirida. Na maioria dos casos, um exame clínico detalhado permite sempre evidenciar sinais que evidenciam imaturidade acentuada do desenvolvimento neurológico, por exemplo movimentos coreiformes dos membros, sincinesias e outros sinais motores associados; assim como perturbações da coordenação motora fina e grosseira.

  Debilidade motora da criança.
-síndrome da "criança desajeitada.
-Transtorno (da) (do):
-aquisição da coordenação·
-desenvolvimento do tipo dispraxia.

Exclui:
anomalias da marcha e da mobilidade (R26.-)
-falta de coordenação (R27.-)
-secundária a retardo mental (F70-F79)

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F83 Transtornos específicos misto do desenvolvimento Categoria residual de transtornos nos quais existem ao mesmo tempo sinais de um transtorno específico do desenvolvimento da fala e da linguagem, das habilidades escolares, e das funções motoras, mas sem que nenhum destes elementos predomine suficientemente para constituir o diagnóstico principal. Esta categoria mista deve estar reservada aos casos onde existe uma superposição importante dos transtornos específicos do desenvolvimento citados anteriormente. Os transtornos mistos se acompanham habitualmente, mas sem sempre, de um certo grau de alteração das funções cognitivas. Esta categoria deve assim ser utilizada para transtornos que satisfazem aos critérios de ao menos duas das categorias F80.-, F81.- e F82.

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F84 Transtornos Globais do Desenvolvimento Grupo de transtornos caracterizados por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e modalidades de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Estas anomalias qualitativas constituem uma característica global do funcionamento do sujeito, em todas as ocasiões.
Usar código adicional, se necessário, para identificar uma afecção médica associada e o retardo mental.
F84.0 Autismo Infantil -Transtorno global do desenvolvimento caracterizado por a) um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos, e b) apresentando uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo.  Além disso, o transtorno se acompanha comumente de numerosas outras manifestações inespecíficas, por exemplo fobias, perturbações de sono ou da alimentação, crises de birra ou agressividade (auto-agressividade). O autismo foi identificado por Leo Kanner em 1943. Ele usou o substantivo autismo para descrever um grupo de crianças que tinham características comuns, sendo a mais notável a incapacidade de se relacionar com outras pessoas.
Inclui:
-Autismo infantil
-Psicose infantil
-Síndrome de Kanner
-Transtorno autístico
Exclui:
psicopatia autista (F84.5)

F84.1 Autismo Atípico -Transtorno global do desenvolvimento, ocorrendo após a idade de três anos ou que não responde a todos os três grupos de critérios diagnósticos do autismo infantil. Esta categoria deve ser utilizada para classificar um desenvolvimento anormal ou alterado, aparecendo após a idade de três anos, e não apresentando manifestações patológicas suficientes em um ou dois dos três domínios psicopatológicos (interações sociais recíprocas, comunicação, comportamentos limitados, estereotipados ou repetitivos) implicados no autismo infantil; existem sempre anomalias características em um ou em vários destes domínios. O autismo atípico ocorre habitualmente em crianças que apresentam um retardo mental profundo ou um transtorno específico grave do desenvolvimento de linguagem do tipo receptivo.

Inclui:
Psicose infantil atípica.
Retardo mental com características autísticas.

Usar código adicional (F70-F79), se necessário, para identificar o retardo mental.

F84.2 Síndrome de Rett Transtorno descrito até o momento unicamente em meninas, caracterizado por um desenvolvimento inicial aparentemente normal, seguido de uma perda parcial ou completa de linguagem, da marcha e do uso das mãos, associado a um retardo do desenvolvimento craniano e ocorrendo habitualmente entre 7 e 24 meses. A perda dos movimentos propositais das mãos, a tosão estereotipada das mãos e a hiperventilação são características deste transtorno. O desenvolvimento social e o desenvolvimento lúdico estão detidos enquanto o interesse social continua em geral conservado. A partir da idade de quatro anos manifesta-se uma ataxia do tronco e uma apraxia, seguidas frequentemente por movimentos coreoatetósicos (movimentos Involuntários). O transtorno leva quase sempre a um retardo mental grave.
F84.3 Outros Transtornos Desintegrativo da Infância Transtorno global do desenvolvimento caracterizado pela presença de um período de desenvolvimento completamente normal antes da ocorrência do transtorno, sendo que este período é seguido de uma perda manifesta dos habilidades anteriormente adquiridas em vários domínios do desenvolvimento no período de alguns meses. Estas manifestações se acompanham tipicamente de uma perda global do interesse com relação ao ambiente, condutas motoras estereotipadas, repetitivas e maneirismos e de uma alteração do tipo autístico da interação social e da comunicação. Em alguns casos, a ocorrência do transtorno pode ser relacionada com uma encefalopatia; o diagnóstico, contudo, deve tomar por base as evidências de anomalias do comportamento.

Inclui:
-demência infantil
-psicose:
-desintegrativa·
-simbiótica
-síndrome de Heller
Usar código adicional, se necessário, para identificar a afecção neurológica associada.
Exclui:
síndrome de Rett (F84.2)

F84.4 Transtornos com hipercinesia Associada a Retardo Mental e a Movimentos Estereotipados Transtorno mal definido cuja validade nosológica permanece incerta. Esta categoria se relaciona a crianças com retardo mental grave (QI abaixo de 35) associado à hiperatividade importante, grande perturbação da atenção e comportamentos estereotipados. Os medicamentos estimulantes são habitualmente ineficazes (diferentemente daquelas com QI dentro dos limites normais) e podem provocar uma reação disfórica grave (acompanhada por vezes de um retardo psicomotor). Na adolescência, a hiperatividade dá lugar em geral a uma hipoatividade (o que não é habitualmente o caso de crianças hipercinéticas de inteligência normal). Esta síndrome se acompanha, além disto, com frequência, de diversos retardo do desenvolvimento, específicos ou globais. Não se sabe em que medida a síndrome comportamental é a consequência do retardo mental ou de uma lesão cerebral orgânica.

F84.5 Síndrome de Asperger Transtorno de validade nosológica incerta, caracterizado por uma alteração qualitativa das interações sociais recíprocas, semelhante à observada no autismo, com um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.Ele se diferencia do autismo essencialmente pelo fato de que não se acompanha de um retardo ou de uma deficiência de linguagem ou do desenvolvimento cognitivo. Os sujeitos que apresentam este transtorno são em geral muito desajeitados. As anomalias persistem frequentemente na adolescência e idade adulta. O transtorno se acompanha por vezes de episódios psicóticos no início da idade adulta .Psicopatia autística Transtorno esquizoide da infância.

F84.8 Outros transtornos globais do desenvolvimento.
F84.9 Transtornos globais não especificados do desenvolvimento.
F 88- Outros transtornos do desenvolvimento Psicológico.
Agnosias do desenvolvimento.
F 89- Transtornos não especificados do desenvolvimento
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