wilba interativo.com br: Biodança

Biodança


<$BlogItemURL$>">Link


BIODANÇA
A Biodança é uma técnica terapêutica criada pelo Psicólogo e Antropólogo Chileno Rolando Toro Araneda. Biodanza do espanhol é um neologismo do grego Bio = a vida + dança que em nosso entendimentos significa a "dança da vida".Seu principal objetivo é a integração afetiva humana através de um encontro não-verbal utilizando como instrumento a musicas. A biodança teve inicio na década de 60 e hoje é utilizada como forma de integrar pequenos grupos numa relação de expressão através da dança, descontraída e afetivamente carregada de significados. Tem como objetivo principal oferecer aos membros do grupo oportunidades para melhorar o seu bem estar, alem de proporcionar uma tomada de consciência ética e respeito ao próximo e em consequência obter uma melhor qualidade de vida. Entre os elementos das biodança podemos destacar os seguintes aspectos:
a) vitalidade (que é o meio através do qual se extravasa a energia vital)
b) sexualidade ( este aspecto é favorecido pelo desenvolvimento do contato pessoal e progressivo)
c)-afetividade (é alimentada dentro do grupo através da expressão afetiva,espontânea através do inter-relacionamento)
d) transcendência ( a consciência e sua evolução, o seu desenvolvimento como formador de uma síntese perceptiva de ser como parte integrante de um todo cósmico)
e) criatividade ( é a capacidade que tem o individuo como ser humano de renovação e mudanças significativas dentro de si)
CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DA VIVENCIA (Rolando Toro)
a - Experiência original - cada uma é singular
b-Anterioridade à consciência - a manifestação do ser tem prioridade sobre as consciências no processo geral de integração.
c-Espontaneidade – não pode ser controlada pela vontade e uma manifestação inconsciente.
d-Subjetividade -Cada pessoa tem uma vivencia única,ela e subjetiva e é manifesta a partir da identidade
e-Temporalidade – a vivência é passageira.

f-Intensidade - A vivência aumenta quando diminuí a atividade da consciência.
g-Emocionalidade - a vivência dá origem a emoções
 h-Dimensão sinestésica – A vivencia e acompanhada de sensações de movimento que envolve todo organismo.
i-Dimensão ontológica – A vivência forma uma conexão entre o ser e a percepção na tomada de consciência de estar vivo.
j-Dimensão psicossomática – A vivencia é uma transmutação do psíquico em orgânico e do orgânico em psíquico. Há vivências que produzem desorganização, e produz distúrbios a nível orgânico ou psíquico; Porem há vivências de integração que favorecem uma elevação do grau de saúde e de vitalidade.
Comentário - O fundamento da Biodança é a estimulação de vivencias através da musica, da dança nos encontros grupais. Na biodança não se leva em consideração os padrões de conduta, pois à vivência tem prioridade sobre o pensamento lógico racional. Na Biodança ressalta-se a vivencia como capaz de produzir efeitos sobre a identidade e sobre os processos de integrações afetivas. Para que seja realizada uma sessão de Biodança e necessário profissional qualificado conhecedor dos aspectos teóricos do fenômeno Biodança. Pois o mesmo apesar de não interferir nos processo de vivencias de cada participante do grupo. Deve ser conhecedor das características essenciais que se manifestam através da Biodança, afim de que possa facilitar e saber como e quando e o que se dever fazer em beneficio do bom aproveitamento da técnica para o grupo.
Rolando, eterno Mestre

Entrevista com Rolando Toro - Parte 1