wilba interativo.com br: Terremoto do Haiti.

Terremoto do Haiti.

Catástrofe,Sismo,Terremoto,Estresse,

O Terremoto
1°Danos Causado pelo Terremoto
2°Ajuda Humanitária
3°Física,Hans Selye e o Termo Estresse
4°Síndrome de Adaptação Geral
5°Concepção de estresse
6°Catástrofe suas consequências Sobre o Emocional
7°Síndrome Pós-Traumática
8°Modificações da Personalidade
9°O Estresse Pode Ser Repassado?
COMENTÁRIO

Este blog tem como intenção a interação entre profissionais da área de saúde entre os quais estudantes que muitas vezes sentem dificuldades em pesquisar sobre acontecimentos catastróficos (no contexto da patologia psíquica),aqui farei uma breve avaliação sobre aquele acontecimento.
Avaliação voltada para os prejuízos psíquicos,e sua referência no Cid 10.Espero contribuir tanto para o estudante quanto para leitor deste blog.
O terremoto O sismo do Haiti de 2010 foi um terremoto catastrófico que teve seu epicentro na parte oriental da península de Tiburon, a cerca de 25 km da capital haitiana, Porto Príncipe, e foi registrado às 16h53m10s do horário local (16h53m10s UTC), na terça-feira, 12 de Janeiro de 2010. O abalo alcançou a magnitude 7,0 Mw  e ocorreu a uma profundidade de 13 km (8,1 mi). O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou uma série de pelo menos 33 réplicas sismológicas, 14 das quais eram de de magnitude 5,0Mw a 5,9Mw. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha estima que cerca de três milhões de pessoas foram afetadas pelo sismo; o Ministro do Interior do Haiti, Paul Antoine Bien-Aimé, antecipou em 15 de janeiro que o desastre teria tido como consequência a morte de 100 000 a 200 000 pessoas
Consequências do Terremoto
1°Danos Causado Pelo Terremoto O terremoto causou grandes danos a Port-au-Prince, Jacmel e outros locais da região. Milhares de edifícios, incluindo os elementos mais significativos do patrimônio da capital, como o Palácio Presidencial, o edifício do Parlamento, a Catedral de Notre-Dame de Port-au-Prince, a principal prisão do país e todos os hospitais, foram destruídas ou gravemente danificadas. A Organização das Nações Unidas informou que a sede da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH), localizada na capital, desabou e que um grande número de funcionários da ONU havia desaparecido. A morte do Chefe da Missão, Hédi Annabi, foi confirmada em 13 de Janeiro pelo presidente René Préval.
Solidariedade dos Povos
2°Ajuda Humanitária Muitos países responderam aos apelos pela ajuda humanitária, prometendo fundos, expedições de resgate, equipes médicas e engenheiros. Sistemas de comunicação, transportes aéreos, terrestres e aquáticos, hospitais, e redes elétricas foram danificados pelo sismo, o que dificultou a ajuda nos resgates e de suporte; confusões sobre o comando das operações, o congestionamento do tráfego aéreo, e problemas com a priorização de voos dificultou ainda mais os trabalhos de socorro. Necrotérios de Port-au-Prince foram rapidamente esmagados; o governo haitiano anunciou em 21 de Janeiro que cerca de 80 mil corpos foram enterrados em valas comuns. Com a diminuição dos resgates, as assistências médicas e sanitárias tornaram-se prioritárias. Os atrasos na distribuição de ajuda levaram a apelos raivosos de trabalhadores humanitários e sobreviventes, e alguns furtos e violências esporádicos foram observados.
Sabemos que em uma situação em que toda uma cidade e devastada pela força da natureza,onde os recursos humanos, nada podem fazer para evitar. Atualmente existe alguns equipamentos que podem detectar sinais de abalos sísmicos,sinais esses que de alguma forma poderiam ajudar a prever a hora e momento e a região a ser atingida. Mais ao que parece isto não é possível através dessa tecnologia,assim com prova os fatos que vem acontecendo em varias partes do mundo. No Haiti não foi diferente quando o terremoto foi registrado às 16h53m10s do horário local (16h53m10s UTC), na terça-feira, 12 de Janeiro de 2010.
Os estragos que o terremoto provocou à cidade devastando e destruindo edifícios,entre os mais importantes em situações como esta assim como as unidades de primeiros socorros,os serviços essenciais de emergência,hospitais,entidades voluntárias e toda a estrutura governamental. Todos são atingidos impiedosamente pela força da natureza,que não nem sequer se dá conta do que está acontecendo. Afinal de contas tautologicamente falando natureza é natureza, e certamente ajuste de placas tectônicas ou qualquer outro fenômeno da natureza aconteceria mesmo que a humanidade não existisse. Porem alem dos estragos materiais que o pais sofreu, o mais agravante é a situação estressante vivenciada pelo povo haitiano no momento do acontecimento que com certeza deixará para aquele povo consequências prejuízo psicológico para o resto da vida.
Inicialmente irei abordar sobre as formas de estresse porque passaram o povo haitiano no momento e apos aquele terremoto devastador. Farei referências diretas sobre o devido código classificado no Cid 10. Antes porem farei uma breve descrição sobre o uso do termo estresse.
Inicio da Uso do Termo Estresse
3°Física,Hans Selye e o Termo Estresse O termo primeiro foi utilizado pela física e é utilizado para designar a tensão e o desgaste que estão expostos os materiais. No sentido atual foi utilizado pela primeira vez por Hans Selye,em 1936,(publicado na revista cientifica Nature),para designar o grau de desgaste do organismo quando submetido a uma estimulação nociva. É um estado que se manifesta pela síndrome da adaptação geral (SAG),se desenvolve em três fases:sendo a primeira é a reação de alarme a segunda é a fase de resistência e a terceira e a fase de exaustão.
Processos da Síndrome de Adaptação Geral.(Contexto)
4°Síndrome de Adaptação Geral
Na Síndrome de adaptação geral o estresse pode ser visto em três contextos específicos:
a)Os que estão relacionados com o local e o tempo e necessitam de uma reestruturação da situação vivenciada e que trazem como consequência reações emocionais e afetivas de longa duração. São acontecimentos críticos que vão interferir na vida do individuo em forma de crise ou infortúnio.
b)E os estressares da vida cotidiana são situações em que os acontecimentos do dia-a-dia são experimentadas pelo individuo com ameaçadoras e frustantes que vão da simples da administração domiciliar a outra preocupações assim como; estética corporal,cuidados com familiares enfermos...
c)Quando a situação estressante ultrapassam a capacidade adaptativa do individuo assume caráter de estressor traumático.
Como o Estresse é Concebido
5°Concepção de estresse Entre os diversos estudiosos do assunto concordam que o estresse é provocado por um desequilíbrio ou desestabilização psicofísica entre o individuo e o meio ambiente. Esse desequilíbrio acontece obviamente no meio em que vive o individuo abrangendo o sistema social (grupo e organizações) e o sistema orgânico e psíquico.
Uma situação estressante vivenciada por um individuo frequentemente é enfrentada de forma singular e que vai depender de sua estrutura psíquica. Como vimos anteriormente uma situação de estresse progride dependendo da forma em o individuo é afetado primeiro por uma reação de alarme,seguido por uma fase de resistência e exaustão(SAG). E uma reação aguda de estresse os sintomas mais frequentes são a taquicardia,ondas de calor e transpiração.
Esse transtorno em sua forma aguda é classificada no Cid 10,no capitulo transtornos neuróticos em F.43.0,da seguinte forma:Transtorno transitório que ocorre em indivíduo que não apresenta nenhum outro transtorno mental manifesto, em seguida a um "estresse" físico e/ou psíquico excepcional, e que desaparece habitualmente em algumas horas ou em alguns dias.
Nesta fase observamos que a situação estressante por que passa o individuo desaparece depois de algumas horas ou dias. Porem um acontecimento particularmente estressante desencadeia uma reação de "estresse" aguda, ou uma alteração particularmente marcante na vida do sujeito, que comporta consequências desagradáveis e duradouras e levam a um transtorno de adaptação.
Agora já temos alguns dados, de como uma situação de estresse se instala em uma individuo, que passa por dificuldades em resolver determinadas situações de sua vida. Uma sociedade é inevitavelmente formada por pessoas de diversos níveis de estruturas psíquicas,com diferentes formas de enfrentar seus problemas,sua angustias,seus sofrimentos psíquicos. Assim no momento daquele abalo sísmico já existiam pessoas Haitianas passando por algum tipo de situação estressante,em sua forma aguda,outros em uma fase mais avançada de estresse,passando por uma fase de adaptação geral,que poderia ser plenamente superada,que daria ao mesmo, uma retomada a sua vida considerada normal.
Agora vem a surpresa inesperada de uma catástrofe,um abalo sísmico,que devastou toda a cidade,momentos de panico e terror. Naquele momento,todas as pessoas de alguma forma sofreram grandes perdas. Agora com a cidade destruída onde muitos morreram e os sobreviventes sentiram a falta de familiares e amigos. Sem ter para onde ir,sem ter o que comprar e como comprar. Seus gestos de solidariedade também ficaram limitados,restando algumas boas ações em ajudar aqueles que encontravam-se em situações mais desesperadoras ajudando a retirá-los dos escombros. Mais para fazer, o que?Não dispunham de serviços de emergência para prestar os primeiros socorros. Enquanto outros praticavam gestos de violência,em alguns casos certamente influenciados pelo próprio clima da situação. Estes são acontecimentos críticos relacionados com o local e o tempo,necessitam de uma reestruturação da situação vivenciada pelo povo Haitiano. E que vão trazer como consequência reações emocionais e afetivas de longa duração.
Catástrofe suas consequências Sobre o Emocional
6°Catástrofe suas consequências Sobre o Emocional Diante de uma situação como esta, qualquer ser humano, inevitavelmente se encontra em condições altamente desfavorável ao seu equilíbrio emocional. Algumas pessoas certamente conseguirão superar todas estes desagradáveis momentos,mais outras e não poucas, levarão consigo para o resto da vida sequelas deste acontecimento. O que acontece porem apos um acontecimento catastrófico como este?Numa situação como esta, de natureza catastrófica, com certeza a maioria das pessoas envolvidas experimentara sintomas evidentes de pertubações. Pertubações estas que dependerá de fatores predisponentes individuais.
No Cid 10 é classificado em F.43.1,Como estado de "estresse"pós-traumático. Aqui o Código Internacional de Doença descreve situações de "e stress" da vida cotidiana. Este tipo de transtorno constitui uma resposta retardada ou protraída a uma situação ou evento estressante (de curta ou longa duração), de natureza excepcionalmente ameaçadora ou catastrófica, e que provocaria sintomas evidentes de perturbação na maioria dos indivíduos. Fatores predisponentes, tais como certos traços de personalidade por exemplo, compulsiva, astênica (fadiga psíquica do desgaste da atividade intelectual e psicológica)ou antecedentes do tipo neurótico, podem diminuir o limiar para a ocorrência da síndrome ou agravar sua evolução; tais fatores, contudo, não são necessários ou suficientes para explicar a ocorrência da síndrome.
Os sintomas típicos incluem a revivescência repetida do evento traumático sob a forma de lembranças invasivas "flashbacks"( Interpolação de eventos ocorridos anteriormente),de sonhos ou de pesadelos; ocorrem num contexto durável de "anestesia psíquica" e de embotamento emocional, de retraimento com relação aos outros, insensibilidade ao ambiente, anedonia,(perda da capacidade de sentir prazer) e de evitação de atividades ou de situações que possam despertar a lembrança do traumatismo. Os sintomas precedentes se acompanham habitualmente de uma hiperatividade neuro vegetativa, com hipervigilância, estado de alerta e insônia, associadas frequentemente a uma ansiedade, depressão ou ideação suicida. A população de Port-au-Prince experimentou naquele momento pavor numa equação complexa e integrada entre o físico e o psíquico. Sabemos que em alguns traumatismos, quando o físico e lesado,o psíquico também sofre suas consequências. Consequências estas que podem se manifestar nas mais variadas formas de distúrbios ou transtornos que vão desde uma simples manifestação neurótica até surtos psicóticos mais complexos.
Síndrome Pós-Traumática e o Cid 10
7°Síndrome Pós-Traumática O Cid 10 faz referência a este tipo de transtornos assim descrito em F07.2-Como síndrome pós-traumática não psicótica, pós-traumática"encefalopatia".São considerados transtornos de natureza orgânica. Nesta situação os pessoas daquele terremoto, que sofreram algum tipo de traumatismos, com perda de consciência, inevitavelmente passaram a sofrer consequência assim descrita: "A Síndrome que ocorre seguindo-se a um traumatismo craniano -habitualmente de gravidade suficiente para provocar a perda da consciência- e que comporta um grande número de sintomas tais como cefaleia, vertigens, fadiga, irritabilidade, dificuldades de concentração, dificuldades de realizar tarefas mentais, alteração da memória, insônia, diminuição da tolerância ao "estresse", às emoções ou ao álcool." A "encefalopatia"¹ espongiforme bovina que é (existe outras formas encefalopatia traumática,cerebral,hepática...) vulgarmente conhecida como doença da vaca louca ou BSE (do acrônimo inglês bovine spongiform encephalopathy), é uma doença neurodegenerativa que afeta o gado doméstico bovino. A doença surgiu em meados dos anos 80 na Inglaterra e tem como característica o facto de ter como agente patogênico uma forma especial de proteína, chamada prião (Portugal) ou príon. É transmissível ao homem, causando uma doença semelhante, a nova variante da Doença de Creutzfeldt-Jakob, abreviadamente vCJD.(Doença Variente de Creutzfeldt Jakob).
Modificações da Personalidade devido o Estresse
8°Modificações da Personalidade Também pode ocorrer modificações da personalidade apos um acontecimento estressante catastrófico como aquele. E portanto os sobreviventes do terremoto, necessitam de uma reestruturação de sua vida emocional, uma vez que, tais acontecimentos trazem como consequência reações emocionais e afetivas de longa duração. Em F 60 refere-se a modificação duradoura da personalidade, que persiste por ao menos dois anos, em seguida à exposição a um "estresse" de catástrofe. O "estresse" deve ser de uma intensidade tal que não é necessário referir-se a uma vulnerabilidade pessoal para explicar seu efeito profundo sobre a personalidade. O transtorno se caracteriza por uma atitude hostil ou desconfiada com relação ao mundo, retraimento social, sentimentos de vazio ou desesperança, um sentimento cronico de "estar à beira do precipício" como se constantemente ameaçado, e estranheza. Neste caso não se incluem F07.2 o traumatismo cranio-encefálico pois o este é de natureza orgânica.
Porém é bom ressaltar que em um estado de "stress" pós-traumático pode preceder este tipo de modificação da personalidade. Como foi visto anteriormente e encontra-se classificado no Cid 10 em F43.1 A modificação da personalidade após (um) (uma) cativeiro prolongado com a possibilidade de ser morto a qualquer momento· desastres experiências em campo de concentração· exposição prolongada a situações que representam um perigo vital, como ser vítima do terrorismo e tortura.
F43.1- Estado de "Estresse" pós-traumático.
Fatores predisponentes, tais como certos traços de personalidade (por exemplo compulsiva, astênica) ou antecedentes do tipo neurótico, podem diminuir o limiar para a ocorrência da síndrome ou agravar sua evolução; tais fatores, contudo, não são necessários ou suficientes para explicar a ocorrência da síndrome. Os sintomas típicos incluem a revivescência repetida do evento traumático sob a forma de lembranças invasivas ("flashbacks"), de sonhos ou de pesadelos; ocorrem num contexto durável de "anestesia psíquica" e de embotamento emocional, de retraimento com relação aos outros, insensibilidade ao ambiente, anedonia, e de evitação de atividades ou de situações que possam despertar a lembrança do traumatismo. Os sintomas precedentes se acompanham habitualmente de uma hiperatividade neuro vegetativa, com hipervigilância, estado de alerta e insônia, associadas frequentemente a uma ansiedade, depressão ou ideação suicida.
Síndrome pós-traumática não psicótica, pós traumática (encefalopatia)07.
F62.2-Modificação duradoura da personalidade, que persiste por ao menos dois anos, em seguida à exposição a um "stress" de catástrofe. O "stress" deve ser de uma intensidade tal que não é necessário referir-se a uma vulnerabilidade pessoal para explicar seu efeito profundo sobre a personalidade. O transtorno se caracteriza por uma atitude hostil ou desconfiada com relação ao mundo, retraimento social, sentimentos de vazio ou desesperança, um sentimento cronico de "estar à beira do precipício" como se constantemente ameaçado, e estranheza.
O estado de "estresse" pós-traumático (F43.1) pode preceder este tipo de modificação da personalidade. Modificação da personalidade após (um) (uma) cativeiro prolongado com a possibilidade de ser morto a qualquer momento· desastres· experiências em campo de concentração· exposição prolongada a situações que representam um perigo vital, como ser vítima do terrorismo ou tortura.
O estrese pode ser Repassado?
9°O Estresse Pode Ser Repassado? Mais um fato curioso que, e que podemos perguntar:o estresse pode ser ser repassado? Como e de que forma? Como estará afetada a vida do povo haitiano apos um acontecimento como este. Como estará o povo daquele pais daqui a alguns anos? Por analogia faço referencia a pesquisas realizada nos EUA. Pesquisas foram feitas dois anos após o dia 11 de setembro de 2005, revelaram que mulheres grávidas passaram o estresse para as crianças ainda no útero. O estudo foi realizado tomando por base um hormônio chamado cortisol, que está diretamente relacionado a situações de estresse. O nível de hormônios foi medido em crianças que vivenciaram o atentado de 11 de Setembro ainda no útero da sua mãe. Os pesquisadores acreditam que de alguma forma houve reprogramação no organismo das crianças a partir do atentado. Foram encontrados níveis de cortisol muito menores do que os padrões normais. Isto é um indicativo de que se fossem adultos estariam numa situação de stress pós-traumático. O cortisol é responsável pela resposta do organismo a situações de estresse, pois o stress aumenta a pressão sanguínea e os níveis de glicose no sangue. Concluíram que o baixo nível de cortisol é um indicativo da síndrome de estresse pós-traumático. Artigo publicado na revista galileu,junho de 2005, n° 167,Editora Globo.
COMENTÁRIO SOBRE O ACONTECIMENT NO HAITI
COMENTÁRIO Neste artigos abordei o estresse sob o ponto de vista de uma situação de vida cotidiana e "biográficos", assim como num contexto de catástrofe, como aconteceu no Haiti. Ao mesmo tempo fiz um direcionamento para o Código Internacional de Doenças, pondo em evidência, os diversos tipos de situações de estresse a que estão exposto o organismo humano. No Cid 10 não faz referencia sobre procedimentos a serem adotados para uma terapêutica sobre o estresse. E comum indivíduos que sentem desconfortos diante de uma ocorrência estressante procura ajuda para alivio deste desconforto. Frequentemente para enfrentar o estresse do dia-a-dia podemos utilizar,algumas intervenções para remissão de sinais e sintomas para o processo de readaptação e a volta as condições "normais" do individuo acometido pelo estresse.
As Intervenções podem ser realizadas por profissionais especializados,psiquiatras, psicólogos alem de apoio de familiares. Quando se trata de estresse em situações que acometem indivíduos inserido em uma sociedade, em condições de rotina, frequentemente fazermos mão destas ferramentas como meios de combater este mal do mundo moderno. Porem quando se trata de uma situação como a ocorrida no Haiti as estrategias utilizadas para combater os elementos estressores se complicam ainda mais. Isto porque não se trata de uma terapêutica individual nem de casos esporádicos do cotidiano de um povo em sua rotina. No caso do Haiti o acontecimento atingiu um grande numero de pessoas,chegando ao ponto em que todos ao mesmo tempo estão passando por momentos altamente estressantes e suas consequências. Também por analogia fiz referencia sobre o atentado do dia 11 de setembro nos Estados Unidos da América. Neste momento porem (embora ambos os casos tenham repercussões globais)me limitei a questionar sobre o acontecimento do Haiti. Quais estratégias se poderia utilizar a curto prazo para amenizar o sofrimento daquele povo. Quais as técnicas a serem utilizadas para atender,(indivíduos em suas particularidades), e assistir grande numero de pessoas que sofrem com a mesma situação. Creio que o que vem sendo realizado com ajuda de voluntários concomitante com apoio de entidades governamentais,(estas bastantes enfraquecidas) me parece ser no momento a única maneira de amenizar o sofrimento daquele povo que perambula pela cidade sem ter o que fazer ou para onde ir. Você também poderá comentar sobres o assunto através do espaço reservado para comentário logo apos a postagem,fique a vontade para expor suas ideias sobre o ocorrido no Haiti. Obrigado Wilba Psicologo.
Voltar

Haiti 12 gennaio 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita ao blog Wilba interativo!
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.Volte sempre!