wilba interativo.com br: Bullying

Bullying

<$BlogItemURL$>">Link
Bullying

Bullying e uma palavra utilizada no inglês cuja definição entende-se que são ato praticado por alguma pessoa ou grupos de pessoas para provocar outras como forma de intimidar ou mesmo agredir outra ou grupo de pessoas incapazes de no ambiente no qual estão inseridos se defender. Em síntese Bullying são atos de violência que podem ser de natureza física ou psicológica e é utilizada frequentemente como forma de provocação, ofensas (costumeiramente apelidos pejorativos) e humilhações de natureza discriminatória e preconceituosa direcionada a descriminação racial e sexual. Hoje tal ato e punido por lei brasileira. Muitas vezes a pessoa vitima do Bullying são obrigadas a pagar uma forma de pedágio para ter acesso a determinados lugares da comunidade, ou mesmo da escola que frequentam. E nesta pratica as vezes são obrigados a pagar lanche para evitar ser molestado,mais de fato as vitimas já se sentem constrangidas diante da situação que se repete rotineiramente. Hoje o termo Bullying é utilizado no Brasil, e de certa forma podemos observar que o termo passou a ser utilizado e fazer parte no cotidiano do povo brasileiro.


Bullying e homofobia

O termo homofobia foi criado pelo psicólogo George Weinberg (1971),que criou esse neologismo combinando a palavra grega phobos = fobia junto com o prefixo "homo" que se refere ao homossexual. Como phobos significa fobia = " medo irracional instintivo no sentido original da palavra" e que também é utilizado quando se refere a qualquer tipo de medo seja qual for o seu motivo. Após George Weinberg estes termos passam a ser utilizado e aceito mais existem muitos estudiosos da linguística, psicólogos, teólogos e religiosos entre outros que mais se aprofundam e zelam por uma definição operacional mais cientifica e até mesmo porque buscam pelo significado original do termo. Questionando como o mesmo é empregado, o seu verdadeiro significado, sua origem (prefixo) para que o mesmo não seja utilizado de forma incorreta.

É comum que uma palavra após muito tempo de utilização venha a perder o verdadeiro significado. Observe que frequentemente quando se pergunta a uma pessoa o que significa ser mãe,geralmente escutamos respostas assim; "mãe é amor dedicação ternura... Deus no céu minha mãe na terra.... mãe é e zelo e dedicação... isto acontece certamente porque quando é feita a pergunta a pessoa passa a responder não o que é ser mãe, no sentido literal da palavra, mais em sua resposta passa a falar de atributos. Mais no sentido literal mãe é um individuo, neste caso, pessoa humana dotada de espírito e razão, aquela criatura que gerou filho, porque ternura amor dedicação e tudo mais existe milhares de indivíduos que possuem estes atributos e nunca tiveram filhos. O mesmo aconteceu com a palavra asilo que atualmente quando utilizado vem a mente das pessoas algo ruim mais que de fato significa acolhimento. Diante do termo homofobia entendo que vem sendo utilizado por ter sido utilizado inicialmente por desconhecimento do prefixo formador do conceito (palavra) que por vezes inicialmente é empregada por falta de uma palavra que defina de forma adequado aquilo que se pretende erudir. Particularmente concordo com aqueles que sugerem que o termo mais adequado seria " homofilo fóbico" que em síntese se adequar melhor pois se refere aquele que tem medo de quem gosta do igual. O  Bullying em suas investidas se voltam contra a homossexualidade não passam simplesmente de Bullying. Assim como em qualquer outra situação,seja qual for as pessoas vitimas estão constrangidas, descriminadas e humilhadas e é algo que inevitavelmente vai perdurar por muito tempo ou talvez por todo tempo em enquanto existir a humanidade, independentemente de qual seja sua direção e seu objetivo. Pois tautologicamente falando Bullying. é Bullying seja qual for sua direção.

Comentário - Pessoas que são vitimas deste tipo de comportamento inadequado utilizado por indivíduos ou grupos de indivíduos (Bullying), criam um ambiente desfavorável à convivência daqueles que são vitimas em seu ambiente social. Devido ao constante constrangimento que vivenciam em seu cotidiano passam a apresentar baixa estima, e em consequência sua convivência no relacionamento social é limitada. Estudantes apresentam baixo nível de desenvolvimento escolar, acompanhado de tristeza e depressão podendo chegar até mesmo o suicídio. Assim apesar de tudo do Bullying algo tem que ser feito, pelas autoridades pais gestores, governantes e parlamentares que devem realizar projetos de natureza social e preventiva como meio de combater no bom sentido estes comportamentos indesejados do Bullying, que em certas situações também são vitimas de outros Bullyngs e assim sucessivamente.



VIDEO  BULLYING


VIDEO BULLYING

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita ao blog Wilba interativo!
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.Volte sempre!