wilba interativo.com br: ESQUIZOFRENIA ( F 20 - 20.9)

ESQUIZOFRENIA ( F 20 - 20.9)



Este Agrupamento Contem:
Esquizofrenia(F20-F20.9)
Transtornos Esquizotipo (F21)
Transtorno Delirante Persistente (F22)

F20 Esquizofrenia Introdução
F20.0 Esquizofrenia Paranôide
F20.1 Esquizofrenia Hebefrenica
F20.2 Esquizofrenia Catatônica
F20.3 Esquizofrenia Indiferênciada
F20.4 Depressão Pós-Esquizofrênica
F20.5 Esquizofrenia Residual
F20.6 Esquizofrenia Simples
F20.8 Outras Esquizofrenias
F21 Transtorno Esquizotípico
F22 Transtornos delirantes persistentes
F22.0 Transtorno delirante
F22.8 Outros transtornos delirantes persistentes

F20 Esquizofrenia Introdução A esquizofrenia é uma doença mental grave que se caracteriza classicamente por uma conjunto de sintomas, entre os quais destacam-se as alterações do pensamento, alucinações (sobretudo auditivas), delírios e embotamento emocional com perda de contacto com a realidade, podendo causar um disfuncionamento social crónico.

É hoje encarada não como uma doença única mas sim como um grupo de patologias, atingindo todas as classes sociais e grupos humanos. Atinge 1% da população mundial, manifestando-se habitualmente entre os 15 e os 25 anos, nos homens e nas mulheres, podendo também ocorrer na infância ou na meia-idade.

Os transtornos esquizofrênicos se caracteriza em geral por distorções fundamentais e características do pensamento e da percepção, e por afetos inapropriados ou embotados.

Usualmente mantém-se clara a consciência e a capacidade intelectual, embora certos déficits cognitivos possam evoluir no curso do tempo. Os fenômenos psicopatológicos mais importantes incluem o eco do pensamento, a imposição ou o roubo do pensamento, a divulgação do pensamento, a percepção delirante, idéias delirantes de controle, de influência ou de passividade, vozes alucinatórias que comentam ou discutem com o paciente na terceira pessoa, transtornos do pensamento e sintomas negativos.

A evolução dos transtornos esquizofrênicos pode ser contínua, episódica com ocorrência de um déficit progressivo ou estável, ou comportar um ou vários episódios seguidos de uma remissão completa ou incompleta. Não se deve fazer um diagnóstico de esquizofrenia quando o quadro clínico comporta sintomas depressivos ou maníacos no primeiro plano, a menos que se possa estabelecer sem equívoco que a ocorrência dos sintomas esquizofrênicos fosse anterior à dos transtornos afetivos.

Além disto, não se deve fazer um diagnóstico de esquizofrenia quando existe uma doença cerebral manifesta, intoxicação por droga ou abstinência de droga.

Os transtornos que se assemelham à esquizofrenia, mas que ocorrem no curso de uma epilepsia ou de outra afecção cerebral, devem ser codificados em F06.2

Os transtornos que se assemelham à esquizofrenia, mas que são induzidos por drogas psicoativas devem ser classificados em F10-F19 com quarto caractere comum .5

Exclui: esquizofrenia aguda (indiferenciada) (F23.2)· cíclica (F25.2) reação esquizofrênica (F23.2) transtorno esquizotípico (F21)
Ir para o topo

F20.0 Esquizofrenia Paranôide A esquizofrenia paranóide se caracteriza essencialmente pela presença de idéias delirantes relativamente estáveis, frequentemente de perseguição, em geral acompanhadas de alucinações, particularmente auditivas e de perturbações das percepções. As perturbações do afeto, da vontade, da linguagem e os sintomas catatônicos, estão ausentes, ou são relativamente discretos. Esquizofrenia parafrênica Exclui:estado paranóico de involução (F22.8)paranóia (F22.0)

F20.1 Esquizofrenia Hebefrenica Forma de esquizofrenia caracterizada pela presença proeminente de uma perturbação dos afetos; as idéias delirantes e as alucinações são fugazes e fragmentarias, o comportamento é irresponsável e imprevisível; existem frequentemente maneirismos. O afeto é superficial e inapropriado. O pensamento é desorganizado e o discurso incoerente. Há uma tendência ao isolamento social. Geralmente o prognóstico é desfavorável devido ao rápido desenvolvimento de sintomas "negativos", particularmente um embotamento do afeto e perda da volição. A hebefrenia deveria normalmente ser somente diagnosticada em adolescentes e em adultos jovens. Esquizofrenia desorganizada Hebefrênica.
Ir para o topo

F20.2 Esquizofrenia Catatônica A esquizofrenia catatônica é dominada por distúrbios psicomotores proeminentes que podem alternar entre extremos tais como hipercinesia e estupor, ou entre a obediência automática e o negativismo. Atitudes e posturas a que os pacientes foram compelidos a tomar podem ser mantidas por longos períodos. Um padrão marcante da afecção pode ser constituído por episódios de excitação violenta. O fenómeno catatônico pode estar combinado com um estado oniróide com alucinações cénicas vividas.Catalepsia Catatonia Esquizofrênica(o) Flexibilidade cérea Estupor catatônico.

F20.3 Esquizofrenia Indiferênciada Afecções psicóticas que preenchem os critérios diagnósticos gerais para a esquizofrenia mas que não corresponde a nenhum dos subtipos incluídos em F20.0-F20.2, ou que exibam padrões de mais de um deles sem uma clara predominância de um conjunto particular de características diagnósticas.Esquizofrenia atípicaExclui:depressão pós-esquizofrênica (F20.4)esquizofrenia indiferenciada crônica (F20.5)transtorno psicótico agudo tipo esquizofrênico (F23.2)
Ir para o topo

F20.4 Depressão Pós-Esquizofrênica Episódio depressivo eventualmente prolongado que ocorre ao fim de uma afecção esquizofrênica. Ao menos alguns sintomas esquizofrênicos "positivos" ou "negativos" devem ainda estar presentes mas não dominam mais o quadro clínico. Este tipo de estado depressivo se acompanha de um maior risco de suicídio. Se o paciente não apresenta mais nenhum sintoma esquizofrênico, deve-se fazer um diagnóstico de episódio depressivo (F32.-). Se os sintomas esquizofrênicos ainda são aparentes e proeminentes, deve-se manter o diagnóstico da forma clínica apropriada da esquizofrenia (F20.0-.3).

F20.5 Esquizofrenia Residual Estádio crônico da evolução de uma doença esquizofrênica, com uma progressão nítida de um estádio precoce para um estádio tardio, o qual se caracteriza pela presença persistente de sintomas "negativos" embora não forçosamente irreversíveis, tais como lentidão psicomotora; hipoatividade; embotamento afetivo; passividade e falta de iniciativa; pobreza da quantidade e do conteúdo do discurso; pouca comunicação não-verbal (expressão facial, contato ocular, modulação da voz e gestos), falta de cuidados pessoais e desempenho social medíocre.Defeito esquizofrênico (Restzustand)Esquizofrenia indiferenciada crônica Estado esquizofrênico residual Restzustand (esquizofrênico)
Ir para o topo

F20.6 Esquizofrenia Simples Transtorno caracterizado pela ocorrência insidiosa e progressiva de excentricidade de comportamento, incapacidade de responder às exigências da sociedade, e um declínio global do desempenho. Os padrões negativos característicos da esquizofrenia residual (por exemplo: embotamento do afeto e perda da volição) se desenvolvem sem serem precedidos por quaisquer sintomas psicóticos manifestos.

F20.8 Outras Esquizofrenias:
Ataque esquizofreniforme SOE;
Esquizofrenia cenestopática;
Psicose esquizofreniforme SOE;
Transtorno esquizofreniforme; SOE

Exclui:transtornos esquizofreniformes breves (F23.2
Ir para o topo

F20.9-Esquizofrenia não especificada.

F21 Transtorno Esquizotípico Transtorno caracterizado por um comportamento excêntrico e por anomalias do pensamento e do afeto que se assemelham àquelas da esquizofrenia, mas não há em nenhum momento da evolução qualquer anomalia esquizofrênica manifesta ou característica. A sintomatologia pode comportar um afeto frio ou inapropriado, anedonia; um comportamento estranho ou excêntrico; uma tendência ao retraimento social; idéias paranóides ou bizarras sem que se apresentem idéias delirantes autênticas; ruminações obsessivas; transtornos do curso do pensamento e perturbações das percepções; períodos transitórios ocasionais quase psicóticos com ilusões intensas, alucinações auditivas ou outras e idéias pseudodelirantes, ocorrendo em geral sem fator desencadeante exterior. O início do transtorno é difícil de determinar, e sua evolução corresponde em geral àquela de um transtorno da personalidade.

Esquizofrenia:
-“borderline”
-latente
pré-psicótica
-prodrômica
-pseudoneurótica
-pseudopsicopática
-Reação esquizofrênica latente
-Transtorno esquizotípico da personalidade

Exclui:

-personalidade esquizóide (F60.1)
-síndrome de Asperger (F84.5)
Ir para o topo

F22 Transtornos delirantes persistentes Esta categoria reúne transtornos diversos caracterizados única ou essencialmente pela presença de idéias delirantes persistentes e que não podem ser classificados entre os transtornos orgânicos, esquizofrênicos ou afetivos. Quando a duração de um transtorno delirante é inferior a poucos meses, este último deve ser classificado, ao menos temporariamente,em (F23)

F22.0 Transtorno delirante Transtorno caracterizado pela ocorrência de uma idéia delirante única ou de um conjunto de idéias delirantes aparentadas, em geral persistentes e que por vezes permanecem durante o resto da vida. O conteúdo da idéia ou das idéias delirantes é muito variável. A presença de alucinações auditivas (vozes) manifestas e persistentes, de sintomas esquizofrênicos tais como idéias delirantes de influência e um embotamento nítido dos afetos, e a evidência clara de uma afecção cerebral, são incompatíveis com o diagnóstico. Entretanto, a presença de alucinações auditivas ocorrendo de modo irregular ou transitório, particularmente em pessoas de idade avançada, não elimina este diagnóstico, sob condição de que não se trate de alucinações tipicamente esquizofrênicas e de que elas não dominem o quadro clínico.

Delírio sensitivo de auto-referência [Sensitive Beziehungswahn]

-Estado paranóico
-Parafrenia (tardia)
-Paranóia
-Psicose paranóica

Exclui:

-esquizofrenia paranóide (F20.0)
-personalidade paranóica (F60.0)
-psicose paranóide psicogênica (F23.3)
-reação paranóide (F23.3)
Ir para o topo

F22.8 Outros transtornos delirantes persistentes Transtornos nos quais a idéia ou as idéias delirante(s) são acompanhadas de alucinações auditivas persistentes tipo vozes, ou de sintomas esquizofrênicos que não satisfazem os critérios diagnósticos da esquizofrenia (F20.-).

Dismorfofobia delirante

-Estado paranóico de involução
-Paranóia querulans

F22.9 Transtorno delirante persistente não especificado
Ir para o topo

9 comentários:

Anônimo disse...

Having rеaԁ thіs I thought it
ωаs really informatіve. I appгeciаte you finding the
tіme anԁ еffοrt to put this short aгtiсlе tоgetheг.
I once agаin finԁ myѕelf perѕonallу spending waу toο muсh timе both
гeading аnd сommеnting. Βut so what,
it wаs still ωoгthwhile!


my web ѕite ... V2 Cigs
my web page :: v2 cigs reviews

Anônimo disse...

Usually I don't learn article on blogs, but I would like to say that this write-up very compelled me to check out and do it! Your writing style has been amazed me. Thanks, quite great post.

Feel free to visit my website ... v2 cigs review
Also see my page :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Hi juѕt wantеԁ to give you a brief heads up and lеt you know a feω of thе images
aren't loading properly. I'm nοt sure why
but I thіnk іts a linking issuе. I've tried it in two different browsers and both show the same outcome.

Also visit my blog simply click the next website page

Anônimo disse...

Hі there are using Wordpress fοr
your blog ρlatfoгm? I'm new to the blog world but I'm trying to get stаrted and сrеate my own.

Do you require any coding knowlеdge tο mаke your
own blog? Any help wοulԁ be reаlly apρreciаted!


Αlso viѕit my web blog ... 24Sevenmixtape.Com

Anônimo disse...

If уοu woulԁ like to grоw youг
experiеnce just κeep visitіng thiѕ web page
and be upԁаtеd ωith thе
hottest information posted here.

My homеρage ... http://anayes.net/blogs/entry/v2-cigs-Overview-are-They-a-top-rated

Anônimo disse...

Hmm іt seеms like yοur blog ate my fiгst сomment
(іt was extremely long) ѕo I guess I'll just sum it up what I had written and say, I'm thoгoughly enϳoying your blog.
І as wеll am an аspiring blog wгіter but
І'm still new to everything. Do you have any tips and hints for beginner blog writers? I'd cеrtainly appreciаtе it.


Μy web page :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Sinсe thе admin of this ѕite іs wοrκing, no dοubt veгу quickly it
ωill be well-known, ԁue to its quality cοntents.


Hеre is my homepage ... v2 cig review

Anônimo disse...

Yοur currеnt article hаs vеrified beneficial to
me. It’s quitе informative and уou really are certainly quite educated of this type.
You posseѕs popped mу ѕight to diffeгent thoughtѕ аbout this kind of mаtteг tоgether with
іntriguing and strong ωritten content.

Feel fгee to ѕurf to my blog - Alasbarricadas.org
Look at my page ... ADIPEX

Anônimo disse...

Awesome article.

Неre is my weblоg :: visit this hyperlink

Postar um comentário

Obrigado pela visita ao blog Wilba interativo!
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.Volte sempre!