wilba interativo.com br: Transtornos Mentais Orgânicos Inclusive os Sintomáticos (F.00.0-F.09)

Transtornos Mentais Orgânicos Inclusive os Sintomáticos (F.00.0-F.09)

Introdução
F00-Demência na doença de Alzheimer
F01-Demência Vascular
F02-Demência classificada em outra parte
F03-Demência não especificada
F04-Síndrome Amnésica Orgânica não induzidas por substâncias psicoativas
F05-Delirio não induzido por substâncias psicoativas
F06-Outros transtornos mentais devido a lesão e disfunção cerebral e a doença física
F07-Transtornos de personalidade e do comportamento devido a doenças,a lesão e a disfunção cerebral
F09-Transtorno mental orgânico ou sintomático não especificado

Introdução
Este agrupamento compreende uma série de transtornos mentais reunidos tendo em comum uma etiologia demonstrável tal como doença ou lesão cerebral ou outro comprometimento que leva à disfunção cerebral.

A disfunção pode ser primária, como em doenças, lesões e comprometimentos que afetam o cérebro de maneira direta e seletiva; ou secundária, como em doenças e transtornos sistêmicos que atacam o cérebro apenas como um dos múltiplos órgãos ou sistemas orgânicos envolvidos.

A demência (F00-F03) é uma síndrome devida a uma doença cerebral, usualmente de natureza crônica ou progressiva, na qual há comprometimento de numerosas funções corticais superiores, tais como a memória, o pensamento, a orientação, a compreensão, o cálculo, a capacidade de aprendizagem, a linguagem e o julgamento.

A síndrome não se acompanha de uma obnubilação da consciência. O comprometimento das funções cognitivas se acompanha habitualmente e é por vezes precedida por uma deterioração do controle emocional, do comportamento social ou da motivação.A síndrome ocorre na doença de Alzheimer, em doenças cerebrovasculares e em outras afecções que atingem primária ou secundariamente o cérebro.

Usar código adicional, se necessário, para identificar a doença subjacente.

Este agrupamento contém as seguintes categorias de três caracteres:
Voltar

F00-Demência na doença de Alzheimer
F00-DEMÊNCIA NA DOENÇA DE ALZHEIMER. A doença de Alzheimer é uma doença cerebral degenerativa primária de etiologia desconhecida com aspectos neuropatológicos e neuroquímicos característicos.

O transtorno é usualmente insidioso no início e se desenvolve lenta mas continuamente durante um período de vários anos.

F00.0-Demência na doença de Alzheimer com início antes da idade de 65 anos, com um curso de deterioração relativamente rápido e com transtornos múltiplos e marcantes das funções corticais superiores.Demência degenerativa primária do tipo Alzheimer, de início pré-senilDemência pré-senil, tipo AlzheimerDoença de Alzheimer, tipo 2
Voltar

F00.1-DEMÊNCIA NA DOENÇA DE ALZHEIMER DE INÍCIO TARDIO(G30.1†)Demência na doença de Alzheimer com início após a idade de 65 anos, e usualmente ao fim do oitavo decênio (70-79 anos) ou após esta idade; evolui lentamente e se caracteriza essencialmente por uma deterioração da memória.
Demência degenerativa primária do tipo Alzheimer, de início na senilidade Demência senil do tipo Alzheimer Doença de Alzheimer, tipo 1

F00.2-DEMÊNCIA NA DOENÇA DE ALZHEIMER, FORMA ATÍPICA OU MISTA(G30.8†)Demência atípica do tipo Alzheimer.

Demência não especificada na doença de Alzheimer.
Voltar

F01-Demência Vascular
F0.1-A demência vascular é o resultado do infarto cerebral devido à doença vascular, inclusive a doença cerebrovascular hipertensiva. Os infartos são usualmente pequenos mas cumulativos em seus efeitos. O seu início se dá em geral na idade avançada.
Inclui: demência arteriosclerótica

F01.0-DEMÊNCIA VASCULAR DE INÍCIO AGUDO-Desenvolve-se usual e rapidamente em seguida a uma sucessão de acidentes vasculares cerebrais por trombose, embolia ou hemorragia. Em casos raros, a causa pode ser um infarto único e extenso.

F01.1-DEMÊNCIA POR INFARTOS MÚLTIPLOS

Demência vascular de início gradual, que se segue a numerosos episódios isquêmicos transitórios que produzem um acúmulo de infartos no parênquima cerebral.Demência predominantemente

F01.2- Demência Vascularde Subcortical- antecedentes de hipertensão arterial e focos de destruição isquêmica na substância branca profunda dos hemisférios cerebrais. O córtex cerebral está usualmente preservado, fato este que contrasta com o quadro clínico que pode se assemelhar de perto á demência da doença de Alzheimer.

F01.3-Demência vascular mista, cortical e subcortical
F01.8 Outra demência vascular
F01.9 Demência vascular não especificada
Voltar

F02-Demência classificada em outra parte
F02-DEMÊNCIA EM OUTRAS DOENÇAS CLASSIFICADAS EM OUTRA PARTE.Casos de demência devida a outras causas que não a doença de Alzheimer ou doença cerebrovascular. O início pode ocorrer em qualquer época na vida, embora raramente na idade avançada.

F02.0-DEMÊNCIA DA DOENÇA DE PICK-(G31.0†)- Demência progressiva, com início na meia idade, caracterizada por alterações do caráter precoces de curso lentamente progressivo e de deterioração social, seguindo-se prejuízo das funções intelectuais, da memória e da linguagem, acompanhadas de apatia, euforia e, ocasionalmente, de sintomas extrapiramidais.

F02.1-DEMÊNCIA NA DOENÇA DE CREUTZFELDT-JAKOB-(A81.0†)- Demência de evolução progressiva, com extensos sinais neurológicos, decorrentes de alterações neuropatológicas específicas presumivelmente causadas por um agente transmissível. O início se dá na idade madura ou posteriormente, mas pode ocorrer em qualquer fase da idade adulta. O curso é subagudo, conduzindo à morte em um ou dois anos.

F02.2DEMÊNCIA NA DOENÇA DE HUNTINGTON-(G10†)-Demência que ocorre como parte de uma degeneração cerebral difusa. O transtorno é transmitido por um único gene autossômico dominante. Os sintomas surgem tipicamente na terceira e quarta décadas. A progressão é lenta, conduzido à morte usualmente em 10 a 15 anos. Demência na coréia de Huntington.


F02.3-DEMÊNCIA NA DOENÇA DE PARKINSON(G20†)-Demência que se desenvolve no curso de doença de Parkinson estabelecida. Não se demonstraram ainda quaisquer características clínicas distintas particulares.

Demência na paralisia agitante, parksionismo.

F02.4-DEMÊNCIA NA DOENÇA DO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA(HIV) (B22.0†). Demência que se desenvolve no curso da doença pelo HIV, na ausência de qualquer outra doença ou infecção concomitante que pudesse explicar a presença das características clínicas.

F02.8-Demência em outras doenças especificadas classificadas em outra parteDemência (na) (no) (nos):

deficiência de:
-niacina (pelagra) (E52†)
-vitamina B12 (E53.8†)
-degeneração hepatolenticular (E83.0†)
-epilepsia (G40.-†)
-esclerose múltipla (G35†)
-hipercalcemia (E83.5†)
-hipotireoidismo adquirido (E01†, E03.-†
-intoxicações (T36-T65†)
-lúpus eritematoso sistêmico (M32.-†)
-neurossífilis (A52.1†)· poliarterite nodosa (M30.0†)
-tripanossomíase (B56.-†, B57.-†)

F03-Demência não especificada
F03-Demência não especificada.
-Demência: degenerativa primária SOE·
-pré-senil SOE·
-senil: SOE
-forma depressiva ou paranóide SOE
-Psicose: pré-senil SOE
-senil SOE

Exclui: demência senil com delirium ou estado confusional agudo (F05.1)senilidade SOE (R54)
Voltar

F04-Síndrome Amnésica Orgânica não induzidas por substâncias psicoativas
F04-Síndrome amnésica não orgânica não induzida pelo alcool ou por outras substâncias psicoativss.
F04-SÍNDROME AMNÉSICA ORGÂNICA- -não induzida por substâncias.

Síndrome dominada por um comprometimento importante das memórias recente e remota, ao passo que a memória imediata permanece preservada com habilidade reduzida para aprendizagem e uma desorientação temporal.

Aconfabulação pode ser uma característica importante, mas a percepção e as outras funções cognitivas, dentre elas a inteligência, estão habitualmente intactas. O prognóstico depende da evolução da lesão subjacente.Psicose ou síndrome de Korsakov, não-alcoólica.

Exclui:
-amnésia:· SOE (R41.3)
-anterógrada (R41.1)
-dissociativa (F44.0)
-retrógrada (R41.2)
-síndrome de Korsakov:
-induzida pelo álcool ou não especificada (F10.6)
-induzida por outras substâncias psicoativas (F11-F19 com quarto caractere comum 6)
Voltar

F05-Delirio não induzido por substâncias psicoativas
F05-DELIRIUM NÃO INDUZIDO PELO ÁLCOOL-ou outras substâncias Síndrome cerebral orgânica sem etiologia específica caracterizada pela presença simultânea de perturbações da consciência e da atenção, da percepção, do pensamento, da memória, do comportamento psicomotor, das emoções e do ritmo vigília-sono.

A duração é variável e a gravidade varia de formas leves a formas muito

Inclui:
Estado confusional (não-alcoólico) aguda(o) ou sub-aguda(o)
Psicose infecciosa aguda(o) ou sub-aguda
Reação orgânica aguda(o) ou sub-aguda(o)
Síndrome: aguda(o) ou sub-aguda(o)
Cerebral aguda(o) ou sub-aguda(o)
Psicoorgânica aguda(o) ou sub-aguda(o)
-delirium tremens induzido pelo álcool ou não especificado (F10.4)

F05.0-Delirium não superposto a uma demência, assim descrito

F05.1-Delirium superposto a uma demênciaAfecções que satisfazem os critérios acima mas sobrevindo no curso de uma demência (F00-F03)
Outro delirium Delirium de etiologia mista

Delirium não especificado

Outros Transtornos Mentais devido à lesão ou disfunçãoInclui diversas afecções superpostas a um transtorno cerebral devido a uma doença cerebral primária, a uma doença sistêmica que acomete secundariamente o cérebro, a substâncias tóxicas ou hormônios exógenos, a transtornos endócrinos ou a outras doenças somáticas.

Exclui:associados com: delirium (F05.) demência, como classificado em F00-F03 decorrentes do uso de álcool e de outras substâncias psicoativas (F10-F19)
Voltar

F06-Outros transtornos mentais devido a lesão e disfunção cerebral e a doença física
F06.0-ALUCINOSE ORGÂNICA-Transtorno caracterizado por alucinações persistentes ou recorrentes, habitualmente visuais ou auditivas, na ausência de uma obnubilação da consciência, e que o sujeito pode ou não reconhecer como tais.

As alucinações podem dar origem a uma elaboração delirante, mas as idéias delirantes não estão no primeiro plano; a autocrítica pode estar preservada.Estado alucinatório orgânico (não-alcoólico)

Exclui:
-alucinose alcoólica (F10.5)
-esquizofrenia (F20.)

F06.1-Estado catatônico orgânicoTranstorno caracterizado por uma diminuição -estupor-ou um aumento - agitação- da atividade psicomotora e por sintomas catatônicos. Os dois pólos da perturbação psicomotora podem se alternar.

F06.2 Transtorno delirante orgânico [tipo esquizofrênico]
Transtorno caracterizado pela presença dominante no quadro clínico de idéias delirantes persistentes ou recorrentes. As idéias delirantes podem ser acompanhadas de alucinações. Certas características sugestivas de esquizofrenia, tais como alucinações bizarras ou transtornos do pensamento, podem estar presentes
Estados paranóides e estados paranóides e alucinatórios de origem
Psicose de tipo esquizofrênico na epilepsia

Exclui:
-esquizofrenia (F20
-transtornos delirantes persistentes(F22)
-transtornos Agudos e transitórios(F23)
-transtorno induzido por drogas(F10-19)com o quato carater comum 5.

F06.3-Transtornos do humor afetivos orgânicos - Transtornos caracterizados por alteração do humor ou do afeto, habitualmente acompanhados de uma alteração do nível global da atividade, transtornos depressivos, hipomaníacos, maníacos ou bipolares (ver F30-F38), mas em provocados por um transtorno orgânico.
Exclui:
-transtornos do humor, não-orgânicos ou não especificados (F30-F39)

F06.4-Transtornos da ansiedade orgânicos- Transtorno caracterizado pela presença das características descritivas essenciais de uma ansiedade generalizada (F41.1), de um transtorno de pânico (F41.0) ou de uma combinação de ambas, mas provocada por um transtorno orgânico.
Exclue:
-transtornos da ansiedade não-orgânicos ou não especificados (F41.)

F06.5-Transtorno dissociativo orgânico
Transtorno caracterizado por uma perda parcial ou completa da integração normal entre as memórias do passado, a consciência da identidade e as sensações imediatas e o controle dos movimentos corpóreos (ver F44.) mais em 06.5 provocado por um transtorno orgânico.
Exclui:
-transtornos dissociativos (de conversão),não-orgânicos ou não especificados (F44.

F06.6-Transtorno de labilidade emocional [astênico] orgânicoTranstorno caracterizado por uma incontinência ou labilidade emocional, uma fatigabilidade e por diversas sensações físicas desagradáveis (por exemplo, vertigens) e por dores, mas provocado por um transtorno orgânico.

EXCLUI:
-transtornos somatoformes, não-orgânicos ou não especificados (F45.-)

F06.7-Transtorno cognitivo leve-Transtorno caracterizado por uma alteração da memória, por dificuldades de aprendizado e por uma redução da capacidade de concentrar-se numa tarefa além de breves períodos.
Ocorre frequentemente uma forte sensação de fadiga mental quando tenta executar tarefas mentais e um aprendizado novo é percebido ser subjetivamente difícil mesmo se objetivamente bem realizado. Nenhum desses sintomas é de tal gravidade que possa conduzir ao diagnóstico quer de demência (F00-F03) quer de delirium (F05.).
Este diagnóstico deverá ser feito apenas quando houver uma associação com um transtorno físico especificado e não deverá ser feito caso haja presença de qualquer transtorno mental ou de comportamento classificados em F10-F99.
O transtorno pode preceder, acompanhar ou seguir-se a uma ampla variedade de infecções e de transtornos físicos, tanto cerebrais como sistêmicos, entretanto não havendo a necessidade de evidência direta de comprometimento cerebral.
O diagnóstico diferencia com a síndrome pós-encefalítica, F07.1- e com a síndrome pós-traumática. F07.2- é feita com base na sua etiologia diferente, na restrição maior da amplitude dos sintomas geralmente mais leves e freqüentemente na menor duração.

F06.8-Outros transtornos mentais especificados devidos a uma lesão e disfunção cerebral e a uma doença física
Psicose epiléptica SOE

F06.9Transtorno mental não especificado devido a uma lesão e disfunção cerebral e a uma doença física.
Síndrome cerebral orgânica SOE
Transtorno mental orgânico SOE.
Voltar

F07-Transtornos de personalidade e do comportamento devido a doenças,a lesão e a disfunção cerebral
Fo7-Transtornos de Personalidade e Comportamento devido a doenças, lesão ou disfunção Alteração da personalidade e do comportamento que poderia constituir um transtorno residual ou simultaneamente com uma doença, uma lesão, ou uma disfunção cerebral.

F07.0-Transtorno orgânico da personalidade.
Transtorno caracterizado por uma alteração significativa dos modos de comportamento que eram habituais ao sujeito antes do surgimento da doença; as perturbações referen.se em particular à expressão das emoções, das necessidades e dos impulsos.
O quadro clínico pode, além disto, comportar uma alteração das funções cognitivas, do pensamento e da sexualidade.
Estado pós-leucotomia orgânica.
Personalidade pseudopsicopática î orgânica
Pseudodebilidade.
Psicossíndrome da epilepsia do sistema límbico
Síndrome (dos):
-frontal
-lobotomizados
-pós-leucotomia.

Exclui:
-alterações duradouras da personalidade após:
-doenças psiquiátricas (F62.1)
-experiência catastrófica (F62.0)
-síndrome:
-pós-encefalítica (F07.1)
-pós-traumática (F07.2)
-transtorno específico da personalidade F60.

F07.1-Síndrome pós-encefalítica
Alteração residual do comportamento, não específica e variável, após cura de uma encefalite viral ou bacteriana. A principal diferença entre esta síndrome e os transtornos orgânicos da personalidade é que a mesma é reversível.
Exclui:transtorno orgânico da personalidade (F07.0)

F07.2-Síndrome pós-traumática não psicótica, pós traumática (encefalopatia)
Síndrome que ocorre seguindo-se a um traumatismo craniano -habitualmente de gravidade suficiente para provocar a perda da consciência- e que comporta um grande número de sintomas tais como cefaléia, vertigens, fadiga, irritabilidade, dificuldades de concentração, dificuldades de realizar tarefas mentais, alteração da memória, insônia, diminuição da tolerância ao "stress", às emoções ou ao álcool.

F07.8-Outros transtornos orgânicos da personalidade e do comportamento devidos a doença cerebral, lesão e disfunçãoTranstorno afetivo orgânico do hemisfério direito.

F07.9-Transtorno orgânico não especificado da personalidade e do comportamento devido a doença cerebral, lesão e disfunção Psicossíndrome orgânico.
Voltar
F09-Transtorno mental orgânico ou sintomático não especificado
F09-Transtorno mental orgânico ou sintomático não especificado
Psicose- orgânica SOE
Psicose -sintomática SOE
Classificação Internacional de Doenças
Exclui:
psicose SOE (F29 Transtorno não orgânico não especificado).
Voltar

12 comentários:

Anônimo disse...

Wilba Psicologo gostei desta postagem sobre o cid 10 porque sempre tenho encontrado cid 10 em uotros sites ou blogs,mais eu ficava sempre sem entender bem.Aqui voce colocou um links interessantes,que ajuda melhor a compreender a doença.E o caso da DEMÊNCIA NA DOENÇA DE PARKINSON.Agora com os links que vecê colocor eu entendi melhor.

Anônimo disse...

Legal esse post sobre o CID10.

Anônimo disse...

Ӏ don't leave a response, but I read a great deal of responses on "Transtornos Mentais Org�nicos Inclusive os Sintom�ticos (F.00.0-F.09)". I do have a couple of questions for you if it's оκаy.
Coulԁ it be just me or do a feω of the comments appear like theу are coming from
brain dead folκs? :-Р And, if you аre wrіting at other online soсіal siteѕ, I woulԁ like to follow you.
Would you ρost a list оf the complete uгls of your shareԁ sites like your twitter feed, Facebook
pаgе or linκеdin profile?

my page; Verԁopple Deine Datеs (http://udelascienciasyelarte.ac.cr/index.php?option=com_blog&view=comments&pid=251&Itemid=0)

Anônimo disse...

Thiѕ post is ρrісеless.
Where сan І finԁ out mоre?

my website free chat rooms

Anônimo disse...

Its like you гeaԁ my mind! You aρpear to κnоw a lοt about this, like you wrote the book in it oг
something. I thіnk that you can do wіth a few picѕ to drіve the messаgе home a little bit, but inѕtead of thаt, this iѕ
fantastіc blog. An еxcellent reаd.
I will ceгtainly be bacκ.

Feel free to ѵisit my blog: chatroulette

Anônimo disse...

It is perfect time tο make some planѕ for the futurе
and it is time tο be happy. I've read this post and if I could I desire to suggest you few interesting things or advice. Maybe you could write next articles referring to this article. I desire to read more things about it!

My web page: chat rooms offer

Anônimo disse...

Ηi сolleagues, nice pаrаgraph and good uгging cоmmеntеd at this plaсе,
I am truly enϳοyіng by theѕe.



My ωеblog http://ωww.Amіghtyriѵer.

com/оthеr-blog/аndrew-outzen/prοceԁurе-of-pіles-reсommendatіon-fοr-prоblems-down-unԁernеath-by-а-nuгse-from-ԁown-less-thаn.
258069.html (romneyblunders.com)

Anônimo disse...

I am гeallу еnjoying thе themе/desіgn of yоuг web sіte.
Do уou ever run into anу broωser comρatibіlity issuеs?
A handful of my blog readeгs haνe
cοmрlainеd about mу webѕite not opeгating coгrеctlу in Explοreг but looks greаt in
Chrome. Do уou haѵe any ideаs to help fix this issue?


Mу websіte; http://haemorrhoi...

Anônimo disse...

What а data of un-ambiguity аnd ρreserveness of
valuable fаmiliarity on thе topіc of unpгedicted
emotions.

Fеel free tο surf to my web blog - Httρ://Ϲellulitee.
dе/ (cinexs.com)

Anônimo disse...

I havе to thаnk уou for the efforts you've put in penning this site. I am hoping to view the same high-grade blog posts by you later on as well. In truth, your creative writing abilities has inspired me to get my own, personal blog now ;)

Also visit my web blog :: cheapnewhost.com

Anônimo disse...

Evеry ωeeκend i used to pay a visit this site, fοr the reаson that
i wish for enjoyment, for the гeaѕon that this this ѕіte conatіons асtually pleasant funny
material toο.

Here iѕ mу website; http://portal.redcaribe.com/georgia9008qtuhovokg/cellulite-oil-india

Anônimo disse...

Woω! At lаst Ι got a ωebраge fгоm wheгe I bе capablе of actually take hеlрful faсtѕ rеgаrԁing mу study and knοwledge.



Alѕo vіsit my sіtе; Combat Premature ejaculation

Postar um comentário

Obrigado pela visita ao blog Wilba interativo!
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.Volte sempre!