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Alfred Adler

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Adler e o Inconsciente
Adler nasceu no dia 07 de Fevereiro de 1870, em Penzig bairro do subúrbio de Viena. E faleceu em 28 de maio de 1937 em Aberdeen na Escócia, vitima de uma crise cardíaca. Foi o segundo dos seis filhos de judeus Húngaros. Adler foi uma criança raquítica que por ter contraído uma pneumonia decide estudar para ser medico para “lutar contra a morte". No ano de 1970 comemorou-se o centenário do nascimento de Alfred Adler, e foi comemorado nas mais diferentes Universidades e sociedades de Psicologia.
Obtém o grau de Doutor em medicina pela Faculdade de Viena, em 1895 e passou a trabalhar na policlínica e no Hospital da cidade. Ele elabora a noção do ser social. Em 1898 publica um folheto: Regras de Higiene para a profissão de Alfaiate, no qual apresenta um estudo do individuo não como sujeito isolado, mais enquanto produto social. No final do século publica dois estudos: Aparecimento de Forças Sociais em Medicina e o medico enquanto educadores seguem esta orientação. Especializou-se em oftalmologia em 1908, depois em doenças uterinas passando trabalhar em clínica particular.
Adler & Freud ruptura
Adler começa a frequentar o circulo freudiano a se torna um colaborador importante. Após a publicação de A compensação Psíquica do Estado de Inferioridade dos Órgãos Adler não podia seguir Freud na linha do pansexualismo. Em 1911 Adler rompe com a psicanálise, foi o primeiro colaborador de Freud a tomar esta decisão, após o tema exposto por ele no congresso de Nuremberg:"Critica da Teoria sexual freudiana da vida Psíquica".Adler cria então sua própria escola de psicologia individual e comparada criando uma sociedade com publicação periódica.
Por psicologia individual e comparada - Adler exprime dupla intenção; primeiro enfocar o caráter indivisível da personalidade humana nos seus aspectos conscientes e inconscientes, psíquico e fisiológico, formando um todo apenas compreensível e apreensível em sua totalidade; segundo redefinir a uma norma social a personalidade com os seus problemas e a suas dificuldades e compará-la com um referência ideal.Esse método para ele permite uma melhor compreensão do individuo.
Em 1912 Adler passa a ser professor auxiliar no Instituto Pedagógico de Viena e cria as primeiras consultas psicopedagógicas que passaram a ser utilizadas por médicos, psicólogos e pais de crianças com déficit intelectual. A Faculdade de Viena ficou indiferente as ideias de Adler mais mesmo assim ele continuou ensinados suas ideias na sociedade e nos círculos privados e nos centros psicopedagógicos chegando a alcançar um bom numero na cidade de Viena.

Adler passa o residir nos EUA
Seus conhecimentos difundiram-se pelo mundo e despertou interesse entre os meios intelectuais dos Estados Unidos e em 1927, Adler passa a ser encarregado de um curso de psicologia medica na Colúmbia University de Nova York Passando a residir definitivamente nesta cidade a partir de 1935. Mais, contudo mantinha contato com as sociedades nacionais que se criaram em diferentes países da Europa, fazendo visitas esporádicas aquelas sociedades.

Os Quatros Pesquisas de Adler.
1° Teoria da Personalidade.
2° Concepção das Neuroses e a saúde mental.
3° A Psicoterapia.
4° O Ensino e a Pratica da Psico-pedagogia.
1°Teoria da Personalidade- Na base da teoria da personalidade de Adler encontra-se publicado em 1907 o estudo sobre a "Compensação Psíquica do Estado de Inferioridade dos Órgãos” Assim os diferentes órgãos do corpo humano tem diferentes graus de tolerância aos ataques do mundo exterior. Ou seja;o organismo reage em função do limiar de tolerância e resistência em seus diferentes órgãos. Desta forma quando o limiar é ultrapassado surgem os sintomas da doença. Um ataque microbiano ataca principalmente o órgão que se encontre enfraquecido (em estado de inferioridade) deixando os outros órgãos ilesos. Assim segundo Adler a inferioridade orgânica oferece condições para o surgimento de uma doença. Elas provem tanto de uma tendência hereditária quanto de uma tendência individual. Quando de origem é hereditária a inferioridade orgânica, ela se manifesta em grande parte na família que frequentemente se apresentam localizada em um determinado órgão. Durante a anamnese se pode constatar que no relato do paciente, quanto aos antecedentes, encontra-se frequentemente história de pais, avós... Manifestações semelharam a do paciente interrogado. Em consequência da inferioridade orgânica quando o individuo, seu órgão, ultrapassa o limiar de tolerância, aí se manifesta a doença. Esta doença quando atinge um dado órgão, por exemplo, do aparelho digestivo, pode ter seu início com uma crise de apendicite, e em seguida desencadear alterações assim como ulcera colite... Isto acontece para além do órgão e do aparelho, a inferioridade orgânica que pode atingir todo o hemicorpos. sm.( fr. hémicorps; ing. hemibody) cada uma das metades, direita e esquerda, do corpo ou um seguimento metamérico (seguimento resultante da divisão primitiva da corda dorsal e dos tecidos contíguos do embrião)). Também pode acontecer que vários órgãos ou aparelhos são atingidos ao mesmo tempo.
2°Concepção das Neuroses e a saúde mental - Para Adler o sentimento de inferioridade controla a vida psíquica do individuo. Ele percebeu que o sentimento de inferioridade não só se encontra ligado ao estado de inferioridade orgânica mais surge também por conta da inferioridade social real ou alegada. Assim a posição (lugar ocupado pela criança) na escala da idade dos irmãos ou das irmãs influencia consideravelmente a sua estrutura na formação do seu caráter.
O estudo de o caráter individual deve se composto pelo substrato orgânico [ meio que serve de base (logo,substrato) para o desenvolvimento do organismo] a situação familiar,condições econômicas(quando com acentuada indigência) também a sua posição no que se refere a minoria raciais,religiosas,étnicas enfim o contexto social em que o individuo vive. Portanto para Adler este sentimento de inferioridade (ou mesmo complexo de inferioridade) torna-se o complexo central de qualquer neurose.
Adler demonstra o papel do psiquismo na compensação porem sob uma nova óptica. Antes de Adler já se tinha conhecimento de que um organismo em que dado órgão apresentava-se deficiente, o mesmo passam a se auto compensar cujo propósito é reestabelecer o equilíbrio. Porem se sabe que este processo tanto pode triunfar quanto falhar e em certos casos pode levar a excelentes resultados,como no exemplo de Demóstenes,que com treinamento persistente conseguiu vencer a sua deficiência (gago) e se tornou um grande orador da Grécia.

Depois da retirada de um rim, por exemplo, seu homologo assume o trabalho dos dois órgãos. Esta é mais uma lei de reparação que encontramos na natureza, função vicariante (Quando um órgão supre a insuficiência do outro). Assim tudo que se encontra em estado de inferioridade tende para a superioridade e passa a agir com todo vigor aos estímulos exteriores. Adler demonstra que a insuficiência de um órgão faz com que todo o psiquismo se esforce no sentido da deficiência e impõe-lhe eixo de interesse uma dominante. Portanto Adler põe em evidência outro mecanismo (além dos processos de degenerescências e de transmissão hereditárias da doença interesse da medicina e psicopatologia da época)que é o mecanismo da compensação reparadora. Adler sublinhou a importância da igualdade na prevenção de vários tipos de psicopatologia, e defendia o desenvolvimento do interesse social e as estruturas de família democrática pela educação dos filhos.
O sentimento de inferioridade domina a vida psíquica do individuo. Assim o complexo de inferioridade e considerado para Adler como o complexo central de qualquer neurose."Ser homem é sentir-se inferior"Mais se o sentimento de inferioridade se apoderar de todo o psiquismo,e se o mesmo se instala de modo permanente, onde qualquer projeto de empreendimento se torna impossível de ser realizado e que leva o seu portador a se convencer de que qualquer tentativa de realizar algum empreendimento de sucesso seria inútil,aí estamos diante de um complexo de inferioridade,ai encontra-se a base de todas a neuroses.

Em certos casos o sentimento de inferioridade são compensados e passam a assumir um caráter de complexo de superioridade que transparece nitidamente nas atitudes do individuo. Pode manifesta-se por exigência para consigo mesmo e para com os outros,por vaidade, por um modo de ser demasiado masculino na mulher e demasiado feminino no homem,pela arrogância e petulância. Uma característica deste complexo é a tendência do sujeito a ter em suas atitudes o costume de depreciar as outras pessoas. Verifica-se que essas pessoas transparecem a necessidade de ligação com pessoas importantes e de comandar os fracos e doentes.


A Família.
A família tem importante papel na formação do caráter da criança. Como a psicologia psicodinâmica, adlerianos enfatizar a importância fundamental da infância no desenvolvimento da personalidade e sua relação com as várias formas de psicopatologia. A melhor maneira fazer prevenção contra o que são agora chamadas de "distúrbios de personalidade" (o que Adler tinha chamado o "caráter neurótico"), ou uma tendência de várias condições neuróticos (depressão, ansiedade, etc.), é dar oportunidade a criança para ser e sentir uma parte igual da família. Isto implica o desenvolvimento de um caráter democrático e a capacidade de exercer o poder razoavelmente em seu meio e não através de compensação, como acontece quando se combate o complexo de inferioridade. Adler criou adeptos contra o castigo físico e alertou os pais para abster-se de males e negligência.
A Responsabilidade
A responsabilidade para o desenvolvimento ótimo da criança não se limita ao pai ou mãe, mas para os professores e a sociedade em geral. Adler argumenta, portanto, que professores, enfermeiros, trabalhadores sociais, e outros exigem formação em educação dos pais, a fim de complementar o trabalho da família na promoção de um caráter democrático. Quando uma criança não se sente igual e é decretado sobre (abuso ou negligência com restrições) estão propensos a desenvolver complexos de inferioridade ou superioridade e várias estratégias de compensação que o acompanham. Estas estratégias exatamente paga um preço social semeando maiores taxas de divórcio, a desagregação da família, as tendências criminais, e no sofrimento subjetivo várias formas de psicopatologia. Adlerianos há muito promovem grupos de pais e de educação, em especial aquelas influenciadas pelo famoso austríaco / American Adlerian Rudolf Dreikurs (Dreikurs e Soltz, 1964).
3°A Psicoterapia - No dialogo Psicoterápico adleriano tem como objetivo ajudar o
individuo a tomar conhecimento das suas estruturas psíquicas. Adler enfatizou o "conhece-te a ti mesmo" de Sócrates o seu valor ampliado pela noção de um inconsciente que subtende o nosso comportamento. Para ele a analise do material inconsciente,assim como sonhos noturnos e diurnos,produtos da imaginação e os acontecimentos da vida cotidiana carregados afetivamente são interpretados de acordo com a função e o estilo de vida e de sua finalidade.
A Descoberta da Analise.
A descoberta da analise do sentimento e do complexo de inferioridade construídos na infância do individuo, determinam a estrutura especifica de sua personalidade e sua confrontação com a situação atual permite a compreensão das suas dificuldades. Sua meta é apontar a compreensão errada que o individuo faz de si e também a visões errôneas do mundo e encoraja-los a fazer mudanças necessárias na sua vida e nos seus projetos para sua meta de vida. Se pois tentarmos compreender o sentido e a direção dos fenômenos da doença sem ter que levar em consideração o objetivo final com certeza iremos desencorajar alguns e suscitar nos outros desejos de desvendar o desconhecido,sob pena de voltarem da forma como entraram ou com algum ganho imaginário. Porem se admitimos a hipótese de um objetivo final ou de uma finalidade casual que está intrinsecamente escondida atrás dos fenômenos, veremos diluir-se o desconhecido e seremos capazes de ler a psique do individuo com num livro.

Os Pacientes São Encorajados.
Na psicoterapia adleriana os pacientes são encorajados a remover obstáculos que impedem o seu desenvolvimento para um estilo de vida salutar. Assim recordações como nascimento, sonhos são usados para ajudar o paciente a reconhecer a inadequação ou a falsidade de suas ideias e metas para sua vida. De fato recordações de eventos são menos importantes do que as reações que os pacientes apresentam em relação a estes eventos ou memórias. Não é importante para o terapeuta interpretar corretamente os acontecimentos e lembranças do paciente, uma vez que eles são apenas expressões de preocupações atuais. O que importa de fato é que terapeuta ajude o paciente a construir um conceito útil relacionado a si e em relação ao mundo.
4°O Ensino e a Pratica da Psicopedagogia - Com base nos ensinamentos de Adler, e que consideramos defeitos em uma criança, as suas particularidades caracteriais,aparentemente incompreensível, revelam um sentido oculto e torna-se sensível a uma noção psicopedagógica. Assim qualquer analise de um caso de uma pessoa adulta nos leva aos primeiros anos de sua existência período onde se estrutura o seu estilo de vida. E exatamente neste período que se descobre, as raízes das suas dificuldades atuais. Assim conhecendo-se as condições que formam o complexo e inferioridade, é possível o seu aparecimento logo nos primeiros anos de vida da criança. Os pais nem sempre estão em condições de fazer tais observações. No entanto a escola onde se agrupa um grande numero de crianças, se torna um lugar ideal para fazer a observação. Sem duvida um professor capacitado em psicopedagogia saberá identificar entre as crianças da escola aspectos caracteriais na criança (tímida, dominadora agressiva. teimosa...) identificará as marcas do complexo de inferioridade. Conforme a modalidade, a criança será tratada na própria escola ou encaminhada para psicoterapeuta ou psicologo.

Publicações das Obras de Adler (1898-1937) O Instituto Alfred Adler, da Nortjwestern Washington publicou doze volumes de: As obras Completas de Clinica Alfred Adler. Que incluem seu escritos 1898-1937. No Volume 1 é apresentada "O Caráter Neurótico e no 12° fornece uma apresentação da teoria de Adler em sua pratica contemporânea.
Volume 1-O caráter neurótico - 1907
Volume 2-Os artigos 1898-1909
Volume 3-Os artigos 1910-1913
Volume 4- Os artigos 1914-1920
Volume 5-Os artigos 1921-1926
Volume 6-Os artigos 1927-1931
Volume 7-Os artigos 1931-1937
Volume 8-Palestras para médicos e estudantes de Medicina
Volume 9-Case Histories
Volume 10-Leituras Case & Demonstrações
Volume 11-Educação para a Prevenção
Volume 12-Educação para a Prevenção
Comentário- Os ensinamentos adlerianos -a referência social- revela uma nova concepção sobre as neuroses e definição sobre a saúde mental. No enfoque dessa nova concepção entende-se que cada neurose pode ser considerada como uma tentativa de libertação de um sentimento de inferioridade,e de uma aquisição do sentimento de superioridade. Quando o individuo é acometido por uma neurose,ele se isola e passa a viver no circulo restrito ao contexto família. Pois o individuo neurótico não se dirige no sentido de procurar a solução de seu problema nem tão pouco de realizar alguma atividade social. Ele passa a agir desta forma devido ao acordo entre uma hipersensibilidade e uma intolerância para com os semelhantes. Este isolamento da sociedade é uma forma de sentir-se seguro diante das exigências impostas por esta. Para entender melhor a natureza dessa decisão se pode evidenciar que o neurótico afastando-se da realidade passa a viver num plano de imaginação e de fantasia servindo-se de uma serie de mecanismos que lhe permitem evitar os problemas reais da vida e dirigi suas aspirações para uma situação imaginaria, livrando-se de qualquer investimento social que envolva sua responsabilidade. Essa desobrigação e o privilégio da doença,do sofrimento,substituem a finalidade essencial, mais ariscada de uma afirmação real. É, portanto necessário compreender a neurose e o psiquismo do neurótico como uma tentativa para se esquivar as exigências da sociedade. Então é elaborada uma contra-coacção de modo a poder se opor de forma eficaz à particularidade do meio e suas exigências. E esta contra-coacção tem um caráter de revolta contra a sociedade. Assim toda a vontade e todas as tendências do neurótico estão submetidas a sua política de prestigio sempre em prontidão para apresentar motivos para não resolver os seus problemas vitais e opondo-se em todas as circunstâncias no desenvolvimento do sentimento social. Wilbarocha.
Referência:
Centre d'Êtude de Promotion de la Lecture,Paris,1978

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Alfred Adler Wikipedia

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