wilba interativo.com br: O Que é Feedback

O Que é Feedback

Para entender o que é feedback.

Para entender o que é feedback.Feedback positivo x negativo - O termostato em um ambiente é exemplo de um sistema de controle. Regula o aquecimento, de acordo com as variações de temperatura, em relação a um nível considerado ótimo. O ser humano é necessário somente para estabelecer esse nível. “Wiener chamou essa capacidade de auto-regulagem e controle de “retroalimentação negativa”; “retroalimentação” porque a saída do sistema (o aquecimento) afeta o seu comportamento futuro, e negativo” porque as modificações efetuadas pelo termostato restabelecem a temperatura do conjunto.
Nas relações interpessoais que dependem do comportamento humano observa-se que o Feedback negativo é importante, pois depende de sinais objetivos necessários para orientação do comportamento. Um sistema, como o do termostato, que pode agir assim e também escolher sua própria temperatura (além de outros objetivos) é chamado sistema de "retroalimentação positiva". Quando um autômato é capaz de realizar tudo isso e também reproduzir a si mesmo, então ele se aproxima da condição humana.
Os Circuitos de Retorno, é a característica fundamental dos sistemas cibernéticos e os chamados circuitos de retorno (Feedback= a retro carga realimentação) para a entrada do sistema (sobre o estado de "saída") para a entrada do Sistema. Essencialmente o feedback negativo é uma resposta do sistema que tende a estabilizá-lo diminuindo o efeito das Variações. É o que acontece quando o organismo controla a temperatura do corpo ou quando regula o nível de açúcar no sangue.
O feedback positivo amplifica Variações aperfeiçoando e corrigindo até certo ponto, e as vezes o feedback positivo pode se transformar em sistema sem controle. Podemos usar o mesmo exemplo dizendo que isto acontece quando organismo não é capaz de controlar a temperatura do corpo ou estabelecer o nível ideal de açúcar no sangue. E isto vai acontecer sempre que não for possível ao organismo estabelecer um feedback negativo.
Na pesquisa de Sistemas, pode-se defrontar com dois tipos de alternativas (problemas) o da Analise e o da Síntese.
Analise e o procedimento que baseado no conhecimento dos elementos do Sistema e de sua estrutura, determina o comportamento do mesmo.
Síntese é o procedimento contrario isto é; procura determinar a estrutura e os elementos para que o Sistema tenha o comportamento desejado.
André Marie Ampere Em 1834 em seu ensaio sobre a Filosofia da Ciência Chama Cibernético, "Capitulo da Ciência Política" que se preocupa com os meios de governar. Antes a Igreja em Latim Eclesiástico usou o termo para designar a ciência da organização da Igreja.
Jacques Laffite em 1932 publicou um Artigo que prefigurava a obra de Nobert Wiener do mesmo modo que Hermann Schmidt publicou sobre o mesmo assunto.
Feedback é o e mesmo que realimentação são conceitos utilizados pela Cibernética, e que após a publicação do livro de Norbert Werner, em 1948 foram integrados ou utilizados em outras ciências e que muitas vezes não são bem compreendidas. Muitas vezes confundindo o verdadeiro significado do termo Feedback.

Quem conhece um pouco de eletrônica sabe que existem os circuitos em que parte da saída e aplicada novamente à entrada do sistema, isto é o que se chama de retroalimentação. Como foi visto anteriormente o termostato é capaz de realizar um feedback chamado negativo. Porém o ser humano ele é capaz de realizar algo mais, o ser humano não produz um só tipo de resposta a informação que recebe, (exceto na situação de um comportamento dirigido).Pois cada pessoa tem uma experiência peculiar, como aprendizagem diferenciadas, com assimilação de conceitos que se integram a ouros conceitos. Assim se uma palavra é pronunciada diante de um grupo de pessoas está palavra será ouvida e assimilada e decodificada de acordo com o numero de conceitos que cada uma das pessoas adquiriu em seu processo de aprendizagem.

Portanto na Psicoterapia acontece o mesmo, todos os acontecimentos ocorridos durante as sessões de terapia, seja ela qual for, sempre informação e resposta, exceto se existir o chamado não Feedback (quando não há retorno do objeto no decorrer de determinadas atitudes) e ou falta de entendimento de determinados conceitos, que não produz autocoreção que é o fundamento através do qual se dá a modificação do comportamento. Mesmo assim com todo esforço do sistema para manter-se em equilibro com o meio sempre haverá uma tendência a desorganização ( entropia ) a que todo sistema aberto esta exposto. Assim “a soma de informação em um sistema é a medida de seu grau de organização. Enquanto a entropia é a medida de seu grau de desorganização.
COMENTÁRIO- A Psicoterapia é uma forma de tratamento dos transtornos psíquicos, através de Investigações psicológicas, cujo objetivo é proporcionar ao paciente condição para que os mesmos possam restabelecer as condições necessárias ao seu bem estar e melhor condição de vida. Assim todas as formas de intervenções utilizadas na clinica psicológica tem em comum a utilização de meios (Psicoterapêuticos, Psicanalíticos) que são utilizados por profissionais especializados em determinadas linhas terapêuticas na clinica psicológica.

Na Psicoterapia Breve o processo terapêutico é abreviado com menor espaço de tempo, não havendo, portanto a necessidade do prolongamento das sessões, pois na PB a posição do terapeuta não e passiva como se dá nos processos terapêuticos utilizados na Psicanálise. O Terapeuta na Pb tem uma maior atividade e participação na condução do processo terapêutico, assim o terapeuta em PB (alguns preferem usar o termo Terapia Focal ) transgride a regra de abstinência da Psicanálise pois em PB o importante é a atitude do terapeuta e não passividade como acontece na Psicanálise.

Porém o Psicanalista Breve pode trabalhar de forma a desvincular a neurose de transferência e a regressão, e manter uma relação mais afetiva com o cliente e evitar a passividade com o prolongamento do silêncio que é um causador de ansiedade (terapeuta Paciente) em certos casos é óbvio, o que proporciona prolongamento das sessões (inflação da terapia) Psicanalíticas.Como observamos neste capitulo alguns fatores favorecem o prolongamento das sessões por parte do paciente e até mesmo do terapeuta, e por esse motivo o tratamento com Psicoterapia Breve deve ser criteriosa, fundamentada em um contato terapêutico com o estabelecimento de um bom "rapport” que é indispensável para que todo o processo terapêutico se desenrole de forma satisfatória.
Enfim o Psicoterapeuta em PB deve Interagir com o paciente dando sugestões (quando a situação for favorável) interpretar, reiterar e lembrar com o propósito de ajudar o paciente em todo o Processo Terapêutico encurtando a duração do tratamento. Nesta oportunidade não poderia deixar de por em evidência que muito se tem debatido sobre a importância e a eficiência da Psicoterapia breve, suas contestações, sobre o prolongamento dos psicanalistas em seus tratamentos.
Se a psicanálise a forma de se conhecer e desvendar os conflitos dos pacientes e através da fragmentação ( pois analise e fragmentar) e por outro lado os Psicoterapeutas Breves que de certa forma utilizam técnicas que se orientam por uma síntese onde se procura determinar a estrutura e os elementos, para que se tenha o comportamento desejado.Atualmente com o avanço da tecnologia ambos poderiam fazer o uso do biofeedback como instrumento de proporcionar informações instantâneas aos seus pacientes.
Em síntese feedback significa retroalimentação. pois feed= alimentar e o radical back = a voltar o que significa que a informação de saída volta ao sistema retroalimentando o mesmo.Assim com o avanço da tecnologia hoje temos uma grande variedade de equipamentos disponíveis, cuja função é exatamente proporcionar ao paciente estes biofeedbaks em tempo real. Como exemplo pode citar o (feedback Muscular) que é o Feedback EMG usado para treinamento de relaxamento geral, o instrumento de feedback termal que mensuram o fluxo sanguíneo na pele e os instrumentos de feedback de reação eletro-dérmico (RED) que é altamente sensível às emoções das pessoas.
Na pratica clinica utilizar instrumentos que enviam informações instantâneas ao paciente através desses instrumentos favorece consideravelmente o processo de auto-regulação. Estes instrumentos que proporcionam um feedback instantâneo ao paciente estão cada vez mais sendo utilizado, e é sem duvida uma técnica que deve ser cada vez mais empregada nos procedimento terapêuticos do século 21

Links Relacionados
Referência
Wilba Rocha Autor do Blog.
Enciclopédia Britânica do Brasil, melhoramentos, São Paulo 1986
Antigo Publicado pela Association for Applied Psychophysiology and Biofeedback
Voltar

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita ao blog Wilba interativo!
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.Volte sempre!