wilba interativo.com br: Psicoterapia Breve

Psicoterapia Breve

Breve Histórico

No inicio da Psicanálise Freud e seus discípulos obtinham curas através de tratamentos psicanaliticos de curta duração. Em 1910 e 1920 se deu a inflação da Psicanálise,com o aumento do numero de sessões e do tempo de duração das Analises, que ficou conhecido como Fenómeno da Inflação da Psicanálise. (Malan D H La psicoterapia Breve Artes Medicas l983 )

F. Alexander e French estabelece períodos das técnicas Psicanaliticas Freudiana. (terapêutica Psicanalitica, Buenos Aires, paidós,1965 ) são:

1) Hipnose Catártico. ( permite que o paciente descarregue sua emoções represadas, que foram adquiridas, em circunstâncias em que as expressões não pode ocorrer.

2) Sugestão em estado de Vigília.

3) Associação Livre. ( A livre associação foi um método utilizado por Freud, em substituição à hipnose, que consistia em deitar o paciente no divã e encorajá-lo a dizer o que viesse à sua mente, sendo também este convidado a relatar seus sonhos. Freud analisava todo o material que aparecesse, e buscava entendê-los e encontrar os desejos, temores, conflitos, pensamentos e lembranças que pudessem se encontrar, que estivessem além do conhecimento consciente do paciente.

4) Neurose Transferencial. Segundo Freud se poderia obter a resolução da neurose original ( obsessiva ansiosa e histéricas ) pela neurose de transferência. Neurose cujo sintomas principais derivam de substituições de satisfação da libido assim com aneurose obsessiva e da ansiedade e as reações conversivas de histeria citado anteriormente.Libido - ( lat. = desejo ) Psicanálise, energia dos instintos da vida que se distribuem entre ego e objeto. ( libido narcisista e libido objetal. )

Para Jung, A Energia Psíquica independe do objeto.Foi no 04 período que se deu a inflação da duração da Psicanálise.

Em 1933 Freud faz uma reformulação pratica em consequencia da reformulação teórica e propõe como objetivo da Psicanálise não o de tornar consciente o inconsciente, mais sim colocar o ego onde estiver o id. ( XXXI Conferência para Novas Abordagens da Psicanálise)

Em 1937 Freud, em Analise Terminável e Interminável, propôs que se buscasse novas técnicas para que se abreviasse a Terapia Psicanalítica. Chegou a conclusão que o inconsciente não é uma estrutura mental, mais uma qualidade mental.

Ferenczi e Rank 1924 O the development of Psicanálises -propôs a técnica Ativa em oposição a atitude de passividade terapêutica em busca do inconsciente, quando Freud desenvolveu o conceito de neurose de transferência. Ferenczi foi considerado por Freud como um "Transgressor" Mais o métodos contemporâneos afirmam que é essencial para a ciência a capacidade através da autocrítica e autocorreção. Sem duvida podemos compreender melhor esta capacidade de autocorreção enveredando pelos caminhos dos modernos conceitos dos sistemas cibernético como modelo para métodos científicos.

F. Alexander na década de 40 foi outro transgressor no Congresso de Psicanálise de Chicago, onde em conjunto com T. French expões os conceitos de Experiência Emocional Corretiva, que foi publicado em 1946 (Terapêutica Psicanalitica,Buenos Aires, Padrios,1965 ). Estes conceito das EEC, permaneceu fora da teoria psicodinâmica possivelmente por conta da resistência dos conservadores. Porém este conceito da EEC segundo intenção de Alexander e que esta fosse considerada como uma quinta etapa da evolução Psicanalitica.
A abordagem de Alexander pode se melhor compreendida se levarmos em consideração as reformulações de Freud quando afirmou que o objetivo da Psicanálise seria ampliar os limites do ego.

Os momentos que marcaram a psicoterapia foram os movimentos da década de 20,com S. Ferenczi com a técnica ativa, em situações de Luto e Perda. Na década de 40, F Alexander, com seus conceitos de Experiência Emocional Corretiva (EEC), E o Grupo de Londres, M Balint, D. Malan e P. Sifneos em Boston, que influenciaram terapeutas na America Latina.Kesselman-Publicou o Primeiro Livro na Argentina em 1967.

Fiorine- Foi o autor argentino que mais enfatizou a técnica da Experiência Emocional Corretiva, em seu livro Teoria e "Técnica da Psicoterapia"

No Brasil- Na UNICAMP destaca-se M. Knobel, que promove estudos sobre a Psicoterapia Breve.
Na Puc ( São Paulo) - Mathilde Neder, - vem utilizando a Psicoterapia Breve para reabilitação de deficientes físicos.

Dr. Zimmermann- no Rio Grande do Sul tem procurado introduzir a Psicoterapia Breve na formação de Psiquiatras.

No Rio de Janeiro-PUC/RJ ,INSS,Hospital Jurandir Manfredini )

Lindemann,1944- Desenvolveu a Teoria da crise a partir das reações e situações de crise,ou seja do luto e perda.

Grinker- Orienta que a Psicoterapia Breve, a partir dos principios Psicanaliticos, seria o único tratamento novo adequado às necessidades da guerra.

M.Balint- realizou pesquisas em 1958 na clínica Tavistock em Londres simultaneo ao evento de Chicago.

Small e Wolberg - foram os dois primeiros autores a registrar a expansão da Psicoterapia Breve nos Estados Unidos.

As Duas Principais Correntes da Psicoterapia Breve são; 1° a Inglesa que tem como representante na Clínica Psicanalitica Tavistock o Dr. Malan, e 2° a Argentina que tem como principal representante Fiorine e Krobel.

O grupo Argentino, usou o termo "Terapia Não Regressiva" para não usar o termo Psicoterapia Breve,( que dá ideia de tempo) isto porque a Psicoterapia Breve tem caracteristicas que não limita-se apenas ao encurtamento de um tratamento Psicanalítico. Usou o termo Insight Cognitivo para designar o conjunto de processos em níveis conscentes com predominância dos aspectos Intelectuais e Cognitivos com a finalidade de distinguir a PB da Psicanalise.

EXPERIÊNCIA EMOCIONAL CORRETIVA.

É uma experiência completa - cognitiva, emocional, volitiva e motora, ( Complexo Psiquico )

Esquema -> Fato Cognitivo C- havendo

Fato afetivo A-Segue-se
Fato Volitivo V- Decorre
Fato Motor M- advém

Ou seja cognitivo como um todo segue-se o afetivo, em consequência decorre avontade que leva a ação ( motor )

Insight Gestaltico- E o objetivo da Psicoterapia Breve, que é criar tecnicas que favoreça o maior numero desses Insight, ai está a diferença entre o Psicoterapia Breve em relação a técnica Psicanalitica em que o Insight psicoterapico pode ser laborioso obtido atraves da investigação do passado e dos mecanismos inconceentes.
Outro aspecto da transgressão de PB e que enquanto a Psicanalise uma das regras básicas é o atendimento de todas decisões fundamentais até o fim do tratamento, a PB tem uma preocupação finalista, uma desvinculação do material a ser analisado nas sessões terepeuticas da vida real, assim Alexander põe um meta ,uma cura abreviada, colocando-se contrario as tecnicas que levassem longos o intensivos Periodos Terapeuticos.

Feedbck Positivo - Teoricamente possibilita maior eficásia terapeutica, com prazos mais curtos e com sessões menos frequentes atraves das potencialização da infuência reciproca das sessões de terapia sobre o cotidiano do paciente e do paciente sobre o cotidiano. Para Compreeder o Que é Feedback

Terapia Breve x Terapia Focal- O Termo Terapia Focal é mais apropriado do que Terapia Breve, que dá ideia de tempo ( cronometar )

Os tres aspectos da Psicoterapia Breve- são; Atividade, Planejamento e Foco.

1° Atividade - quando relacionado a PB o terepeuta estará optando por uma maior atividade e participaçâo ( é importante as atitudes do terapeuta).
Em contraposição a postura classica do Psicanalista - neutrlidade,ambiguidade,atenção flutuante ,Terapeuta Espelho".A Psicoterapia Breve transgride a regra de abstinência da psicanalise pois o importente é a atitude do terapeuta e não a passividade.

a) Avaliar e diagnosticar as condições internas do pacente.
b)Estabelecer um fogo al ser trabalhado.
c) Combinar com o paciente um contato terapêutico discutindo o fogo estabelecido.
d)Planejar estrategia basica no processo terapêutico.
e)Estabelecer metas e objetivos terapeuticos ao termiono da Psicoterapia Breve.
f)Atuar numa linha de focalização que implica interpretações seletivas atenção e" negligenciar " seletivas.
g)Argilizar o processo terapeutico utilizando recurssos alternativos a interpretação transferencial classica da Psicanalise.
h)Criar um clima que possibilite ao paciente vivenciar seu impulsos sem a necessidade de lançar mão de defesas para se proteger destes e da ansiedade por ele desencadeda isto é,propiciar EEC,não nessecitando de passar por processos complexos dos mecanismos de defesa do ajustamento neurótico ou do establecimento de uma neurose de transferência.

Obs: atitudes de interpretaçõe ,atenção e "negligenciar" seletivos em Psicoterapia Breve evita prolongamentos das terapias. ( Malan)

Fatores que promovem o prolongamento da terapia provocado pelo paciente sâo;

a) Resistência
b) Subdeterminação do Sintomas
c)Necessidade de Elaboração.
d)Raizes da Neurose na 1° Infância.
e)Dependência.
f)Transferencia Negativa, relacionado com o termino.
g)Neurose de Transferência.
Fatores de Resistência provocado pelo Terapeuta.
a)Tendência a seguir o paciente ( passividade) para onde este o conduza.
b)Sentido de Intemporalidade ( longo periodo)
c)Preocupação em investigações das experiências mais antigas do paciente.

2° Planejamento - O planejamento deve ser necessariamente flexivel e a tática empregada deve ser sempre possivel de modificações de acordo com as necessidades no decorrer da terapia.

3° Foco - O foco é definido como o material conciente e incociente do paciente,servindo como parametro ou aréa a ser trabalhada no processo terapeutico através de avaliações e de prévio planejamento.

Comentário- A Psicoterapia é uma forma de tratamento dos transtornos psiquicos, através de Investigações psicologicas, cujo objetivo é propocinar ao paciente condições para que os mesmos possam restabelecerem as condições necessarias ao seu bem estar e melhor condição de vida.Assim todas as formas de intervenções utilizadas na clinica psicologica tem em comum a utilização de meios (Psicoterapeuticos,Psicanaliticos) que são utilizados por profissinais especializados em determinadas linhas terapeuticas na clinica psicologica. Na Psicoterapia Breve o processo terapeutico é abreviado com menor espaço de tempo, não havendo portanto a necessidade do prolongamento das sessões, pois na PB a posição do terapeuta não e passiva como se dá nos processos terapeuticos utilizados na Psicanalise. O Terapeuta na Pb tem uma maior atividade e participação na condução do processo terapeutico, assim o terapeuta em PB (alguns preferem usar o termo Terapia Focal ) transgride a regra de abstinência da Psicanalise pois em PB o importante é a atitude do terapeta e não passividade como acontece na Psicanalise. Porém o Psicanalista Breve pode trabalhar de forma a desvincular a neurose de transferência e a regressão, e manter uma relação mais afetiva com o cliente e evitar a passividade com o prolongamento do silêncio que é um causador de ansiedade (terapeuta Paciente) em certos casos é óbvio, o que propociona prolongamento das sessões ( inflação da terapia) Psicanaliticas. Como observamos neste capitulo alguns fatores favorecem o prolongamento das sessões por parte do paciente e até mesmo do terapeuta, e por esse motivo o tratamento com Psicoterapia Breve deve ser criteriosa, fundamentada em um contato terapêutico com o estabelicimento de um bom "rapport"que é indispensavel para que todo o processo terapeutico se desenrole de forma satisfatória. Enfim o Psicoterapeuta em PB deve Interagir com o paciente dando sugestões (quando a situação for favorável) interpretar, reiterar e lembrar com o proposito de ajudar o paciente em todo o Processo Terapeutico encurtando a duração do tratamento.

ReferênciaVera.b.Lemgurber,Psicoterapia Breve,Porto Alegre,Artes Médicas,1984
Voltar

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita ao blog Wilba interativo!
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.Volte sempre!