wilba interativo.com br: Relação de Ajuda Não-Diretiva

Relação de Ajuda Não-Diretiva

<$BlogItemURL$>">Link 


Relação de Ajuda Não-Diretiva

A relação de ajuda não-diretiva serve para indicar diversas formas de interação; cada qual com suas características comuns, de acordo com o caso. Estende-se desde uma entrevista técnico-profissional até uma conversa simples e espontânea com o intuito de resolver um problema.

A relação de ajuda pode assumir conforme o caso a forma de aconselhamento em psicoterapia. Rogers afirma haver uma tendência para se utilizar aconselhamento nas entrevistas ocidentais e superficiais e psicoterapias para contatos mais intensivos e com menos duração, com o objetivo de reorganizar mais profunda a personalidade, Rogers não faz distinção entre os ternos aconselhamento e psicoterapia.

Porque ambos empregam o mesmo método da base, isto é, uma serie de entrevistas com o individuo procurando ajudá-lo a mudar suas atitudes e seu comportamento. Além disso, porque na pratica e impossível distinguir entre aconselhamento e a psicoterapia se levado em consideração seu aproveitamento e qualidade. A relação de ajuda na orientação não-diretiva a atenção se focaliza sobre a pessoa e não sobre o problema.

Objetivo: Visa o crescimento, desenvolvimento, maturidade, melhor funcionalidade e maior capacidade para enfrentar a vida.

Criar condições favoráveis para que o indivíduo alcance significado que o problema tem para si mesmo. (entenda-se por problema a expressão de um traço existencial do individuo)

Obs.: Na orientação não-diretiva, acredita-se que existe em todo ser humano um processo natural e permanente de desenvolvimento onde o individuo está em busca de sua auto-realização, autonomia e ajustamento. A vida e uma forma positiva que constrói o sujeito. O recurso para o desenvolvimento de uma pessoa encontra-se em suas experiências, Devem-se reconhecer essas experiências e aproveitá-las convenientemente, é fundamental para que a pessoa Alencar sua própria realização. Não se pode ajudar a ninguém tentar uma vida que não é sua ou rejeitar ser o que ele realmente é.Assim os desvios são responsáveis pelos desajustamentos,que impedem a eficácia pessoal e criam obstáculos para o progresso.

Síntese- Relação de ajuda no enfoque não- diretiva pretende dar ao individuo oportunidade para se conhecer como realmente é, aceitando o seu próprio progresso de vida e nele ser inserido, a fim de utilizar os recursos pessoais que as experiências lhe oferecem para transformações construtivas de atitudes e comportamentos.

Conceito básico da relação de ajuda, no enfoque não-diretivo; Pode-se definir como a orientação que consiste numa situação relacional permissiva, criada e mantida pelo psicoterapeuta, no qual o cliente tem oportunidade de fazer a experiência de uma boa comunicação consigo mesmo para compreender-se melhor, entrar no processo de congruência ou melhorá-lo, adquirindo atitudes e comportamentos mais construtivos, adequadas e satisfatórias para si e para os outros.

Comunicação consigo mesmo, é um processo no qual o individuo vai representando adequadamente na consciência tudo que ele sente e percebe em si.

Relacionamento permissivo é o elemento básico da situação psicoterápica sob o ponto de vista do que o terapeuta necessita fazer.

O relacionamento que o terapeuta não-diretivo estabelece não é frio, distante, “profissional”. Mas é um contato de pessoa para pessoa, num clima afetivo bom e responsável.

Comentário- Para Rogers todo processo de desajustamento se deve a uma falha de comunicação; o individuo deixou de comunicar-se a sua comunicação com os outros ficou prejudicada. A psicoterapia, portanto serve para reconstruir o processo comunicativo. Seu objetivo é realizar uma boa comunicação no interior entre pessoas. “A função da terapia é ajudar a pessoa a realizar uma boa comunicação consigo mesmo, através de uma relação especial com o terapeuta. Uma vez que, isso e efetuada, ela e capaz de comunicar-se mais livre e eficazmente com outros.

Referencia:
Rubio,Frfanz Victor,Orientação não-diretiva,na orientação no aconselhamento e na psicoterapia,Petropolis,Rio de Janeiro,Ed vozes Ltda,1977

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita ao blog Wilba interativo!
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.Volte sempre!